A INTEIRAÇÃO SOCIAL NA BRINCADEIR

415 palavras 2 páginas
1. A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR, SEGUNDO EMÍLIA
FERREIRO.

Os estudos de Emília Ferreiro apontavam a importância de se oferecer a criança um ambiente agradável, onde ela se sinta bem à vontade, pois a criança deverá se identificar como um integrante do meio em que está inserida. Defendendo ainda a ideia que a alfabetização é um processo que se inicia na maioria, dos casos, antes do ingresso escolar e que não se finaliza no termino do curso primário, a pesquisadora assume sua dedicação em busca da compreensão do desenvolvimento das conceitualizações infantis sobre a linguagem escrita.
A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal que é resultante da descoberta da significação que terá a escrita no seu dia a dia.
As atividades lúdicas são jogos e brincadeiras, que devem ser explorados pelos educadores no processo educativo, principalmente na educação infantil, visto que os jogos, brinquedos e brincadeiras estimulam a criança e são uma forma da criança se inserir no coletivo.
A interação social na brincadeira “jogo da memória”, promove a construção permanente de conhecimentos relativos a leitura e escrita por meio de estimulação da memória, o que desenvolve o raciocínio logico a concentração e a observação.
A memorização é essencial para agilizar o cálculo mental, mas isso deve ocorrer após o aluno compreender o significado das operações. A criança aprende através da atividade lúdica ao encontrar na própria vida, nas pessoas reais, a complementação para as suas necessidades.
Atenção! É extremamente errado confundir a brincadeira, o jogo da memória com a memorização mecânica, massacrante. Lembre-se que memorização é totalmente diferente de “decoreba”, e esse método vai contra o construtivismo, método este que Emília Ferreiro.

2. JOGO DA MEMÓRIA

Objetivos:


Estimular a memória;



Propiciar a socialização e a interação;



Desenvolver o raciocínio lógico;


Relacionados