A Institucionalização da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nelson Polsby.

416 palavras 2 páginas
Resenha

A Institucionalização da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nelson Polsby.

Em seu texto Polsby nos apresenta duas proposições centrais, a primeira é que um sistema político precisa ser institucionalizado, possuir organizações especializadas para a atividade política, a segunda é que para um sistema político ser livre e democrático, é necessário meios para institucionalizar a representatividade e ainda legitimar a oposição política no interior do sistema.
Polsby analisa desde seu início, como se deu a institucionalização da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. É possível medir o grau de institucionalização analisando três variáveis fundamentais: 1) a delimitação em relação ao ambiente externo, como, nas taxas de reeleição e permanência no cargo; 2) a complexidade interna da instituição, isto é, as funções são internamente separadas de forma clara e legitima; 3) o universalismo e o automatismo nos procedimentos de conduta interna do legislativo.
Com o estabelecimento de limites há um afunilamento das oportunidades de carreira, uma estabilidade no conjunto de membros, a entrada tende a ser mais difícil, rotação de seus membros menos frequente e a liderança é especializada e duradoura. Já com o aumento da complexidade interna há um crescimento da autonomia, da importância das comissões, das agências vinculadas à liderança partidária e há também um crescimento geral na provisão de diversos auxílios aos membros, isto é, em salários, espaço físico, como o escritório, no apoio de pessoal, e outros. Com o universalismo e o automatismo nos procedimentos, a antiguidade passa a ser o critério que determina a hierarquia nas comissões, ou seja, a regra da antiguidade para presidência das comissões, e há também o aumento da prática de decidir eleições especificamente com base no mérito.
No texto nos são apresentados diversos dados, gráficos e/ou tabelas, com informações importantes nos mostrando o aumento da institucionalização da Câmara dos

Relacionados

  • O IMPACTO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS NA REPRESENTAÇÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS: DEPUTADOS FEDERAIS CANDIDATOS ÀS ELEIÇÕES PARA AS PREFEITURAS DOS MUNICÍPIOS
    26459 palavras | 106 páginas
  • Parlamento Brasileiro Amaral
    67970 palavras | 272 páginas