A Inlustre Casa de Ramires

2533 palavras 11 páginas
A ILUSTRE CASA DE RAMIRES
O Enredo
Introdução A Ilustre Casa de Ramires é um romance baseado no cruzamento de duas narrativas. A primeira consiste na trajetória de um fidalgo português (Gonçalo Mendes Ramires) cujo destino se confunde com o de Portugal. A segunda é uma novela que narra um episódio heróico da vida de um de seus antepassados: Tructesindo Ramires.
Enredo Gonçalo Mendes Ramires retorna após a conclusão do curso de Direito em Coimbra após uma breve estadia em Lisboa e volta para sua cidade de Oliveira na Vila Clara quando chega encontra a mesma monotonia provinciana de anos atrás. Reencontra sua irmã casada com Barrolo (Bacoco). Gonçalo junto com seus companheiros Titó e Videirinha e o padre Soeiro resolve escrever um fado sobre seus feitos heróicos da Ilustre Casa de Ramires.
Gonçalo oprime a vida medíocre e sente a necessidade de impor-se na vida política nacional que lhe parece a única saída possível para sua condição de fidalgo falido. É quando José Castanheiro resolve escrever uma novela (A torre de D.Ramires) sobre um velho e ilustre antepassado de Trutesindo Ramires. Assim tendo como cenário a Quinta de Santa Irenéia ele põem a recontar sua história, de sua casa e de Portugal.
Gonçalo lança um poema já escrito por um tio com a ajuda de outros livros medievais de Alexandre Herculano e Walter Scott, e percebe que a tarefa não será fácil. Na novela ele se envolve com atividades cotidianas e passa por situações que demonstram a fraqueza de seu caráter. Mais marcante se dá quando ele vê se obrigado a vender a quinta para José Casco e empenha sua palavra no negócio.
Porém logo em seguida outro lavrador melhor qualificado Manuel Pereira lhe oferece uma quantia maior, e Gonçalo aceita a segunda proposta. Se esquecendo da palavra empenhada a José Casco.
Outro fato é a inveja do sucesso político de André Cavaleiro “amigo e amante” de sua irmã. Gonçalo manifesta publicamente um ódio por meio de comentários violentos.Pois André ocupa agora o

Relacionados