A influência alimentar na atividade física

Páginas: 10 (2482 palavras) Publicado: 23 de julho de 2014
Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Curso de Educação Física – bacharelado
Disciplina: Nutrição e Atividade Física




A Influência Alimentar na atividade física




Wesley Mesquita Bastos










Sobral – Ce
16 de maio de 2012
Introdução

Os atletas veteranos e novatos, jovens e velhos experimentam diversos tipos de dietana busca de uma performance cada vez melhor. Essas manipulações dietéticas vão desde o alto consumo de carboidratos que, com base em dados cientificamente comprovados, beneficiam a performance, até o uso de técnicas condenáveis para perda de peso e o abuso de suplementos dietéticos.
Infelizmente, as manias de dietas e o abuso dos suplementos alimentares são estimulados pela ignorância no que dizrespeito à nutrição. Quanto às prátricas alimentares, é necessário buscar uma maior compreensão da influência da alimentação. Mendonça CP, dos Anjos LA. Departamento de nutrição social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasi; 2003. A prova mais concreta dessa falta de informação é a grande lacuna que existe entre a orientação nutricional saudável para os atletas, comprovadacientificamente, e os hábitos alimentares reais de muitos esportistas.
Desenvolvimento

Os hábitos dietéticos dos atletas variam singularmente entre diferentes grupos de atividade. Estudos descritivos da investigação de práticas alimentares de diversos grupos de atletas revelaram consumo elevado de suplementos nutricionais e de dietas complementares específicas e a constante manipulação de componentesdietéticos. Lamentavelmente, os estudos sobre o assunto não são freqüentes, e a publicação dos resultados fica defasada diante das mudanças que ocorrem em relação aos modismos nutricionais no meio esportivo. Os atletas confiam piamente nas informações nutricionais que recebem dos treinadores, colegas e revistas especializadas em condicionamento físico. É menos provável confiarem nos dietistas, como fontede orientação nutricional, quando comparados aos não atletas. Conseqüentemente, a desinformação quanto à nutrição e a perpetuação dos modismos insensatos permanecem em franca ascensão. As novidades são numerosas e estão em constante mutação. Por muitas vezes, uma prática nutricional instala-se antes de sua avaliação científica, quanto à eficácia e segurança. Os parágrafos seguintes nos fornecemuma visão resumida de alguns hábitos nutricionais mais comuns adotados pelos atletas em busca de uma performance melhor. Existe uma interdependência entre uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos que irá garantir uma boa qualidade de vida. O indivíduo considerado ativo mantém o corpo e suas atividades vitais em constante exercício, evitando o surgimento de doenças e da obesidade,sendo que esta última pode ser evitada através do aumento do gasto energético.
Dietas com alto teor de proteínas
O notável interesse por dietas ricas em proteínas, entre os esportistas que precisam de muita força e resistência, deve-se a pesquisas que sugerem que as necessidades protéicas dos atletas podem ser um pouco mais altas do que os 0,8 gr de proteína por quilo de peso corporal,recomendados pelo RDA - Recommended Daily Allowance (consumo diário recomendado). Assim, o consumo de proteínas pela maioria dos atletas é tipicamente bem acima do recomendado e supre adequadamente as necessidades do organismo nos exercícios físicos e nos treinos.
Um crescente número de evidências indicam que as necessidades protéicas, tanto para força, quanto para resistência física dos atletas,variam de 1,0 a 2,0 gr/Kg de peso corporal. Entretanto, as recomendações definitivas com relação ao consumo ideal não estão estabelecidas, necessitando, portanto, de maiores estudos científicos para que haja melhor compreensão a respeito das transformações metabólicas das proteínas induzidas pelos exercícios físicos. Muitos esportistas acreditam que a força e a resistência muscular podem ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HABITOS ALIMENTARES E ATIViDADE FISICA
  • Hábitos Alimentares e Atividade Física
  • influencia da tecnologia na atividade fisica
  • Influência da mídia na atividade física
  • A influência dos pais na atividade física
  • Influência da alimentação na atividade física
  • Influência da mídia na atividade fisica
  • Influencia da atividade fisica em adultos hipertensos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!