A infleuncia da Midia

383 palavras 2 páginas
Ao longo da história o homem passou por um processo de evolução, que provocou profundas mudanças e transformações, gerando um efeito em cadeia, isto é um efeito dominó que caracteriza os diferentes períodos da humanidade, chegando aos dias de hoje suas características e sua cultura, que reflete na sociedade do conhecido século XXI. Então pode-se afirmar que tudo que conhecemos e vivemos hoje é fruto da cultura humana adquirida e transformada ao logo dos tempos, cultura esta que para a partir do século XIX passou a ter o seguinte conceito:
“Passou a significar tudo aquilo que o homem produz nas relações com outros homens, ou seja, linguagem, símbolos, comportamentos, atitudes, valores, crenças, obras de arte e do pensamento. Em fim tudo aquilo que, a partir da existência humana, tem um significado”.
Considerando tal citação, observa-se que a mídia tem e exerce muita influência nasociedade e consequentemente afeta a cultura humana, tendo em vista que ela (mídia) éum meio de propagação e difusão dos padrões de comportamento, consumo, hábitos,símbolos, isto é, da cultura.Os meios de comunicação se integram literalmente na vida social do homem provocando profundas transformações decorrentes de seu poder de persuasão e isto sereflete também nos padrões de comportamentos dos idosos.Há algumas décadas os “velhinhos” se restringiam apenas em viver fazendo tricô,ou sentados em cadeiras de balaço nas varandas de suas casas, às vezes jogando baralho edominó nas praças ou em clubes. Porém, esta realidade vem mudando em decorrência dainfluência midiática. Ele vem absorvendo hábitos que antes não condiziam com suascapacidades ou até mesmo não as utilizavam devido aos tabus impostos pela sociedade deque o idoso não e capaz, não tem habilidade, que é problemático, entre outros quemostram a inferioridade dos mesmos em relação aos outros grupos sociais.Hoje, sabe-se que tudo isto é apenas preconceito, muitos idosos têm uma vidamais ativa de certos jovens, entretanto também se deve

Relacionados