A improtânci da avaliação para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais

2863 palavras 12 páginas
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA OS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Isa Aparecida da Silva

RA 31110998

RESUMO: a educação passou por inúmeras mudanças para adaptar-se a sociedade que evolui em grande velocidade. Nesta evolução a avaliação é um dos principais quesitos a serem ressaltados, pois ela demonstra que todos podem aprender independente da necessidade educacional especial que o aluno possua ou não. A partir deste argumento o estudo da avaliação e suas mudanças nos diversos sistemas de ensino e sua influência para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tornou-se objeto de estudo neste artigo.

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Necessidades Educacionais Especiais.

Introdução

A Educação é um sistema que possui na avaliação um parâmetro importante para a continuidade do trabalho em sala de aula. Historicamente não foi sempre assim, pois não se entendia avaliação como um processo, mas como um momento que determinava quem era bom e passaria de ano ou quem era ruim e não teria chances na escola.

Felizmente hoje ganhou uma importância no processo de ensino-aprendizagem que auxilia – e muito – o trabalho do professor, que pode refletir sobre o trabalho e planejar a melhor estratégia para que o aluno conquiste sua autonomia para construção do conhecimento. Esta mudança abre a possibilidade de que a Inclusão possa acontecer na Educação, pois a mudança na concepção e no modo de se avaliar possibilita que os portadores de necessidades educacionais especiais tenham uma condição diferenciada, já que o processo vê o aluno em sua individualidade e potencialidade. Mas para que isso acontecesse a avaliação já passou por muitas modificações em sua estrutura que influenciam inclusive a metodologia trabalhada atualmente.

O processo diagnóstico de avaliação constitui um conjunto de procedimentos para a compreensão e

Relacionados