Bolha imobiliaria 2008

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Bolha Imobiliária
A causa mais imediata da crise está ligada á forte turbulência que atingiu a economia norte-americana em 2007, com estouro relativo á bolha imobiliária, relativa a hipotecas de alto risco, chamadas de “subprime”. Para explicar a causa da crise, podemos estabelecer uma sequência de eventos mais importantes:
2001- A taxa de juros básica dos EUA, estabelecida pelo Fed bancocentral, entra em janeiro de 2001 em 6,5% mas vai sendo reduzida até 1,75% ao ano, com objetivo de estimular a economia norte-americana que estava em recessão, incentivando a expansão da produção e consumo.
Até essa época, o financiamento de imóveis estava concentrado numa camada chamada de “prime”, ou seja, pessoas com alta renda e boa capacidade para quitar as prestações de imóveis. Com a queda dejuros, que pesa bastante nos financiamentos de longo prazo, começaram a serem concedidos muitos empréstimos para compra de casas para clientes com menor poder aquisitivo classificados como “subprime”. Isso impulsionou a construção civil no país e do mercado imobiliário. Para que esses clientes pudessem contratar esses empréstimos com prestações mais reduzidas, os financiamentos chegavam a ser deaté 30 anos. Durante o período em que os juros se mantiveram baixos, esse mecanismo funcionou bem, isso ocorreu entre 2001 e 2004, com a taxa de juros variando entre 1,75% e 1% ao ano.
2002/2003- Os empréstimos foram se multiplicando, com prestações sendo pagas a cada mês, essas operações se tornaram bastantes lucrativas para bancos e empresas de crédito imobiliário. Além disso, elas criavamfundos para os bancos emitirem e negociarem títulos no mercado financeiro, oferecendo como garantia as prestações a serem pagas dos empréstimos “subprime”.
A engenharia financeira levou ao surgimento de uma bolha especulativa: tomando como base os títulos negociados, as instituições financeiras emitem mais títulos, que são reunidos em carteiras, gerando novos títulos, e o valor total dos negócios vaisendo multiplicado várias vezes.
Com a ampliação do crédito imobiliário, cresceu a procura por casas e apartamentos, fazendo com que os imóveis se valorizassem. As aplicações na construção civil se tornaram também um ótimo negócio para investidores, atraindo capitais do mundo todo e ajudando a movimentar o mercado norte-americano.
2004- A economia norte-americana passa a registrar sinais deinflação, e uma das fontes da mesma são: o endividamento vertiginoso dos EUA, graças ao corte de impostos das rendas mais altas; e aos gastos astronômicos com a guerra ao terror, após 11 de setembro de 2001, principalmente com o envio de tropas ao Afeganistão e ao Iraque.
Para tentar controlar a inflação, o Fed começou a aumentar a taxa de juros a partir de outubro de 2004. Outro motivo paraaumentar a taxa seria incentivar a procura por títulos em dólar, buscando frear a queda da moeda norte americana no mercado internacional. Uma das consequências da subida dos juros, é que o valor das prestações dos empréstimos imobiliários (atreladas ás taxas de juros) passou a subir cada vez mais.
2006-2007- Com as prestações mais caras, uma parte crescente dos compradores não conseguiu mais pagá-las.Assim, os bancos começaram a tomar judicialmente os imóveis de quem parou de pagá-las, promovendo despejos dramáticos por todo país e recolocando casas e apartamentos a venda. O aumento da oferta, somado ao encarecimento dos empréstimos, derrubou o preço dos imóveis. Como muitos empréstimos deixaram de ser pagos e o valor dos imóveis dados com garantia despencou, os títulos com base nosempréstimos perderam valor, causando enormes prejuízos a bancos e empresas imobiliárias.
O resultado foi efeito dominó, chamado de crise “subprime” que estourou nas bolsas de valores em julho de 2007: milhões de pessoas perderam suas moradias, bancos e financeiras ficaram sem condições de conceder novos empréstimos, e a construção civil entrou em um estado de paralisia. Como os papéis imobiliários faziam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bolha Imobiliaria
  • A bolha imobiliária
  • Bolha Imobiliária
  • Bolha imobiliaria
  • Bolha Imobiliária
  • Bolha Imobiliária
  • Bolha Imobiliaria
  • bolha imobiliaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!