A IMPORTÃNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DO INDIVÍDUO

465 palavras 2 páginas
A IMPORTÃNCIA DA LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO CULTURAL DO INDIVÍDUO

Ler é ampliar o mundo, desenvolvendo a capacidade de entendimento e de comunicação. É na leitura que encontramos as respostas para os mais diversos assuntos. Ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e idéias. Com a leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação, e adquire cultura, conhecimentos e valores, diz Márcia Tim, professora de literatura do Colégio Augusto Laranja, em São Paulo, confirmando que a leitura é parte integrante da formação de um indivíduo.
Lendo, podemos formar uma idéia própria dos fatos, refletir e chegar a uma opinião, trazendo-nos crescimento pessoal. Segundo Bloom, a leitura exercita a memória. E somente tomando conhecimento da nossa herança cultural é que podemos exercitar a nossa memória. A leitura forma leitores críticos, ou seja, pessoas que sejam capazes de pensar por si próprias.

Porém, para encontrarmos a sabedoria, é necessário ler grandes autores da literatura. Uma vez que o jovem tem certa resistência à leitura, devido à falta de estímulos e incentivo à leitura nas escolas, além de condições precárias de ensino e projetos político-pedagógicos que não valorizam a literatura em sala de aula, esse aluno deve ser apresentado ao texto literário de uma forma prazerosa, sem maiores pressões, para que se consiga sintonia entre esse leitor e o texto.
Esta compreensão adquirida através da leitura faz com que seja possível a autonomia social do indivíduo, estimulando seus conhecimentos e ajudando a refletir sobre seu pensamento a respeito do mundo e de si mesmo. A realidade social, o comportamento e a história de cada época podem inspirar a expressão artística e contribuir para a interpretação da obra literária.
Desta forma, a literatura é de grande importância para a sociedade. Além de agradável, a leitura de um texto literário é uma imprescindível contribuição para o enriquecimento intelectual e cultural de cada leitor, desenvolvendo

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas