A importância dos materiaus radioativos em fármacos

650 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS RADIOATIVOS EM FÁRMACOS
Normalmente, quando se fala em radioatividade as pessoas lembram da bomba atômica que foi detonada nas cidades japonesas de Yroshima e Nagasaki. Entretanto, mesmo antes deste lamentável episódio a radiação já apresentava uma grande utilidade na Medicina que era o tratamento do câncer. Atualmente com a evolução da Medicina e a criação da Farmácia Nuclear a radiação ionizante tem sido usada em várias outras áreas como, por exemplo, a esterilização de alguns materiais descartáveis (como seringas, gazes e luvas cirúrgicas) que não suportam altas temperaturas.
Outra utilização da radioatividade é na produção de radio fármacos, que é um medicamento marcado com material radioativo. O fármaco exerce essa função como qualquer outro medicamento, só que ao ser marcado com um material radioativo ganha outras funções. Entre uma nova função para o diagnóstico vai permitir ao médico identificar novas doenças, novos tumores ou mau funcionamento do organismo. O radio fármaco pode também ser empregado em terapia, para auxiliar no tratamento, utilizando então as propriedades dos materiais radioativos que se somam às propriedades dos fármacos, normal do medicamento.
A maior parte da utilização de radio fármacos é para diagnóstico em medicina nuclear. Os métodos mais tradicionais, como cintilografia, empregam há muitos anos o material radioativo, como o iodo, por exemplo. Nos últimos dez anos a técnica mais empregada pela medicina nuclear, para diagnóstico, é a tomografia de emissão de pósito, que utiliza um radioisótopo de meia-vida curta, no caso o fluor-18.
Meia-vida curta significa que o produto dura pouco tempo. A cada duas horas a sua utilidade radioativa cai a metade. A demanda pelos radio fármacos tem se mantido constante principalmente na área de oncologia, de neurologia e também na cardíaca.
Quando a finalidade é diagnosticar patologias, como por exemplo o infarto do miocárdio ou uma disfunção renal, utiliza-se, na

Relacionados