A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO INCENTIVO A LEITURA

465 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NO INCENTIVO A LEITURA

O ambiente escolar é para muitas crianças que estão na segunda infância, a segunda casa, passam muito tempo nesse ambiente e claro que a escola e o professor, desempenham papéis muito importantes para elas nessa etapa.
As crianças se interessam por brinquedos que os adultos colocam maior atenção, ou seja, além do brinquedo que pisca, pula, acende e fala, ele vai valorizar aquele em que os adultos voltam sua atenção. Criança é reflexo do que vê, ou seja, a criança que vê os pais lendo, tenderá a imitar, ou seja, não ocasionalmente, será pega brincando com um livro e daí para convencê-los de que aquele objeto é fantástico. Isso acontece em casa, mas deverá acontecer na escola também.
Na escola, o professor deverá ter um tempo para leitura e um espaço, onde livros fiquem a disposição dos pequenos. Muitos professores não gostam de ler e acabam deixando de influenciar seus alunos. Importantíssimo para os futuros leitores ter contato com livros, gibis, almanaques, ver as ilustrações nessa idade é fundamental, eles começam a imaginar a partir daqueles desenhos e então a curiosidade para saber o que de fato acontece, surgirá normalmente.
Para os professores que não são fãs de leitura, seria importante que destacasse teatrinhos, fantoches, filmes, desde que, tudo isso esteja baseado em algum livro, mostrar que o desenho que assistirão, veio de determinado livro. Já para os que são apaixonados por leitura, não é difícil incrementar atividades que os inclua.
O valor de um conto bem explanado é inimaginável, quando ainda não alfabetizada, a criança deverá ouvir e compreender o que acontece e percebemos isso, quando ela faz careta ou esboça um sorriso durante a história.
Algumas crianças apresentarão certa resistência em ler, até porque hoje em dia, com o mundo globalizado e digitalizado, elas conseguem tudo com mais facilidade, mas pode-se contar com os e-books, para os mais moderninhos e para os que têm os

Relacionados