A IMPORTÂNCIA DO POLO MOVELEIRO DO OESTE DE SANTA CATARINA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

3760 palavras 16 páginas
A IMPORTÂNCIA DO POLO MOVELEIRO DO OESTE DE
SANTA CATARINA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Resumo

Alessandra Bazzi**
Bruna Bonan Dal Pizzol****
Daiane da Silva******
Damiana Eberle********

Este artigo tem por objetivo apresentar como está constituído o polo moveleiro do Oeste catarinense e destacar as características do setor mobiliário a nível de Brasil e de Santa Catarina. Também descrever a forma como as entidades afins favorecem o crescimento deste polo, inclusive por meio de feiras setoriais. A partir desses itens, expor questões relativas ao mercado para a expansão das indústrias que compõem o polo, abordando o comércio exterior, suas dificuldades e capacidades. Expor as exigências do mercado atual, uma vez que o consumidor está cada vez mais exigente, como comprador e usuário dos itens de mobiliário, ou seja, destacar a abrangência que acontece a partir de um polo moveleiro, interferindo consideravelmente no desenvolvimento regional em que está inserido.
Palavras-chave: Polo. Moveleiro. Desenvolvimento. Mercado.
1 INTRODUÇÃO

A partir de um conjunto de empresas com características semelhantes, forma-se um polo. Isso ocorre com os polos moveleiros tanto nacional quanto em outros países, que se integram a partir de uma relação estreita e favorável às ações conjuntas, as quais promovem o desenvolvimento do setor em determinada região.
Estes polos contam com entidades que realizam ações para ampliar o mercado e deixar os produtos mais conhecidos; buscam novos parceiros comerciais e enfrentam dificuldades mercadológicas.
Em virtude de o mercado estar ágil e disputado, as empresas precisam estar muito bem preparadas para atender às tendências que favorecerão a venda dos produtos. Ocorrendo a aceitação, o polo se fortalece, amplia sua capacidade produtiva e tecnológica e influencia na empregabilidade, interferindo no desenvolvimento da região em que atua.

alessandrabazzi@hotmail.com alessandrabazzi@hotmail.com ***

Relacionados