A IMPORTÂNCIA DO MEDICAMENTO GENÉRICO NO BRASIL

1741 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DO MEDICAMENTO GENÉRICO NO BRASIL1

Resumo: Esse paper tem como objetivo demonstrar a abrangência dos medicamentos genéricos no Brasil, tanto como, compreender sua segurança e eficácia igualada ao medicamento de referência com maior disponibilidade para todas as classes em relação à economia, visando saúde e bem-estar. Abordando também o crescimento dos medicamentos genéricos no mercado brasileiro, o favorecimento das indústrias farmacêuticas para tal fornecimento, sendo o Brasil o segundo maior mercado que cresce no mundo.
Palavras-chave: medicamentos genéricos; medicamentos de referência; indústria farmacêutica.

Introdução

A produção de medicamento genérico existe desde a década de 1960 (...). Já no Brasil os genéricos começaram a ser vistos de maneira mais séria a partir da Lei n° 9.787/99 que instituiu normas para a sua produção, dispensação e comercialização (RODRIGUES, 2010).
O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo principio ativo (fármaco), nas mesmas proporções e formas farmacêuticas, causando o mesmo efeito no organismo, sendo administrado pela mesma via, com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país. O genérico apresenta a mesma segurança e eficácia que o medicamento de referência, passando por rigorosos testes de qualidade antes de terem seu registro e comercialização autorizados.
Por sua vez, o medicamento de referência é produto inovador registrado pela Vigilância Sanitária. Por ser produto original teve investimento de tempo, pesquisa clinica, no desenvolvimento farmacotécnico, exibindo biodisponibilidade, segurança e eficácia comprovadas. Dessa forma possuem a exclusividade sobre a comercialização da fórmula durante um determinado período, sendo expirado esse prazo há liberação para a produção de genéricos, sendo estes que não precisaram investir em pesquisas, somente na fabricação do medicamento, tornando-o o custo mais baixo.

1. A importância do medicamento genérico no Brasil
Os

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas