A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO E A PROPOSTA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR

3097 palavras 13 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO E A PROPOSTA INCLUSIVA NA ESCOLA REGULAR

RESUMO

Este trabalho possui o objetivo de analisar a dinâmica do currículo escolar no campo das políticas educacionais voltadas para inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais na escola regular. O mesmo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica além de fazer a análise de alguns documentos. Os estudos realizados por Beyer (2005), Carvalho (2004) e Mazzota (1996) constituem a base para o seu desenvolvimento. Sua intenção é a de levantar questões e aspectos relevantes do currículo escolar, apontando a adequação curricular como uma alternativa para a escola atender a diversidade dos alunos.

Palavras-chave: Currículo Escolar. Escola Regular. Inclusão. Diversidade.
1 INTRODUÇÃO

Sempre houve a preocupação da sociedade em relação aos seus membros mais frágeis. No Brasil, a preocupação com o atendimento educacional às pessoas com deficiências existe desde o tempo do império e já nesse período foram criadas instituições para atender este público, mais especificamente os deficientes visuais e auditivos (MAZZOTA, 1996). Desde então muitas mudanças foram feitas para atender as pessoas com deficiência.
Nos anos setenta a escola adotava o modelo de integração, ou seja, só freqüentavam as escolas as pessoas que tinham condições de acompanhar o ritmo de aprendizagem da maioria dos alunos. Acreditava-se, nesse período que a deficiência fosse um problema que estava na pessoa e que, por essa razão ela deveria se preparar em salas de atendimento especializado antes de frequentar salas ditas comuns. Esse modelo é questionado nos anos oitenta e finalmente, nos anos 90 adotou-se o padrão de inclusão e nele as pessoas com deficiências passaram a ser chamadas de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEES). Independente de qualquer característica que as pessoas apresentem, a Educação Inclusiva espera que todas as pessoas tenham a mesma oportunidade de acesso, permanência e de

Relacionados