A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR, DO JOGO E DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

3298 palavras 14 páginas
UNIVERSADADE DE PERNAMBUCO – UPE
ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA – ESEF

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE BRINCAR, DO JOGO E
DO LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

PRICYLLA C. Q. DE M. RAMOS

RECIFE
2008
INTRODUÇÃO

A atividade lúdica infantil desde a antiguidade possui passagens relevantes na história social da humanidade, sobretudo na trajetória do desenvolvimento humano (FALKENBACH, 1997). A palavra lúdico origina-se do latim ludus cujo significado é brincar. Para Teixeira, Rocha e Silva (2005), jogos, brinquedos e divertimentos estão incluídos neste brincar, o qual também está relacionado à conduta daquele que joga.
O lúdico é compreendido como toda manifestação que possui prazer no seu desenvolvimento, ou seja, no processo de realização das atividades (VYGOTSKY, 1999). Esse autor reconhece a ludicidade uma forte aliada para a aprendizagem.
Para Falkenbach (1999), a atividade lúdica tem como premissa o desfrute do prazer e independe de resultado ou de objetivo. Teixeira, Rocha e Silva, 2005, afirmam que os brinquedos, brincadeiras e jogos, além de favorecer o divertimento das crianças favorecem também ao professor um resgate da cultura e do folclore do país. Dessa forma, a criança apropria-se do conhecimento da história de seu povo, da cultura, de valores e costumes. Além disso, a função educativa do jogo oportuniza a aprendizagem do indivíduo, seu saber, seu conhecimento e sua compreensão de mundo.
Em Vygotsky (1999), o que torna uma uma atividade importante para o desenvolvimento da criança não é a espontaneidade, mas o exercício no plano da imaginação, a capacidade de planejar, de representar papéis e situações do cotidiano, o caráter social das situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada jogo.
Segundo Leontiev (1991) citado por Falkenbach (1999), é pelo e através do jogo que a criança constrói sua personalidade. A aprendizagem infantil está

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas