A IMPORTÂNCIA DAS TICs PARA A EDUCAÇÃO

400 palavras 2 páginas
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – IFES
STHELA DE BASTOS NEVES
A IMPORTÂNCIA DAS TICs PARA A EDUCAÇÃO
ALEGRE
2013
Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS), são tecnologias que auxiliam na distribuição da informação, os recursos computacionais permitem quebrar barreiras e atingir níveis de alcance, qualidade e interatividade cada vez maiores. Criações como email, web, chat, fóruns, wiki, agenda de grupo online, comunidades virtuais, webcam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos, por isso sua importância na educação.
A grande contribuição das TICs é permitir a comunicação à distância em temo real, e uma das áreas mais favorecidas com as TICs é a educação, pois são vistas como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem, e representam também um avanço na educação a distância com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
Além disso, os professores e tutores têm a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa.
As tecnologias de comunicação então devem ser instrumentos de construção de conhecimento, e por isso é que elas são indispensáveis na vida das pessoas principalmente na escola. Assim, a tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de procedimentos e recursos para a solução de um problema no nosso cotidiano.
No entanto, para se obter resultados satisfatórios na utilização das tecnologias no ensino e na aprendizagem, é necessário ter clareza nos objetivos pedagógicos para uma melhor interação entre conteúdo e tecnologia.
As TICs multiplicaram as possibilidades de pesquisa de informação com esses novos instrumentos, os alunos podem tornar-se “exploradores” ativos do mundo que os envolve e os professores devem ensinar os alunos na prática a informação. Com o surgimento de novas tecnologias o desenvolvimento das novas tecnologias não diminui em nada o papel dos professores. Mas Torna-se, de algum

Relacionados

  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • Ferramentas da qualidade
    169237 palavras | 677 páginas