A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMERCIAL PARA AS EMPRESAS COMERCIAIS: a depreciação e o método de cálculo pela linha reta

2607 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE COMERCIAL PARA AS EMPRESAS
1

COMERCIAIS: a depreciação e o método de cálculo pela linha reta .

Ana Luísa Duailibe Soares2
Maria Edwige dos Santos Pires3

RESUMO:

É evidente que todas as empresas, inclusive as comerciais, possuem bens que perdem seu valor ao longo do tempo. Como isso acontece, é necessário que essas empresas depreciem os seus bens, ou seja, diminuam seu valor original. Os bens a serem depreciados não são todos, por isso, é interessante que se conheça sobre o ativo imobilizado, pois são os bens desse grupo que devem ser depreciados. Sendo assim, existem vários métodos para se calcular a depreciação. Um deles, o mais comum, é o método de cálculo pela linha reta, ou cálculo linear, uma forma simples de calcular e aceita pelo fisco, baseada no tempo de vida do determinado bem.

Palavras Chave: Depreciação. Método da linha reta. Bem. Ativo Imobilizado.

1 INTRODUÇÃO:
A Contabilidade, desde muito tempo, é um instrumento utilizado para mensuração do patrimônio e com o passar dos anos só vem se aprimorando e tornando-se cada vez mais importante. Assim, a Contabilidade Comercial, uma parte da Contabilidade mais focada às empresas comerciais, também é de suma importância para essas entidades. É imprescindível que toda empresa utilize a Contabilidade Comercial para a tomada de decisões, a fim de proporcionar seu desenvolvimento e crescimento.
1

Paper apresentado à disciplina de Contabilidade Comercial, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco –
UNDB.
2
Aluna do 4º Período do Curso de Ciências Contábeis da UNDB.
3
Professora, Orientadora.

Um dos enfoques da Contabilidade Comercial é a depreciação de bens do grupo ativo imobilizado. Sendo assim, o presente paper propõe uma abordagem sobre esse assunto, a fim de mostrar como acontece e quais são as suas consequências.
Os cálculos de depreciação devem ser feitos com base na vida útil do bem, visto que entende-se que possuem vida útil

Relacionados