A importancia de jogos e brincadeiras na educaçlão infantil

2122 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

1. Introdução

Esse pré-projeto trata-se da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Os jogos e brincadeiras estão sempre presentes no dia-a-dia das crianças e são atividades que são realizadas nas creches, escolas, pracinhas, enfim acontece em qualquer lugar, basta à criança estar disposta a brincar e a usar sua criatividade para que ela possa entrar no mundo da imaginação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois através dessas atividades a criança formula conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, aspectos que também desenvolve as potencialidades da criança, pois brincando a criança compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. Os jogos e brincadeiras traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança integrar-se na sociedade e construir seu próprio conhecimento, um dos aspectos mais relevante dessa atividade para o ambiente escolar é o desenvolvimento das funções psíquicas em que a criança aprende desenvolver as suas funções psicológicas superiores, como a atenção, memória e o controle da conduta, que além de ajudar as crianças aprenderem com mais facilidade, as ajudam a explorar o meio em que vive compreendendo os objetos da cultura humana internalizando assim regras e papéis sociais passando a ser apta a viver em sociedade.

1. Objetivos da Pesquisa

. Objetivo Geral: Compreender a importância dos jogos e das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil.

. Objetivos Específicos: Analisar o papel exercido pelos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da personalidade infantil;

Descrever em que medida os jogos e as brincadeiras contribuem para a vida

Relacionados