A importancia da dormação e da educação na vida de um individuo

601 palavras 3 páginas
“A importância da formação e da educação escolar para o futuro do individuo”
Aqui declaro que não tenho fronteiras
Filho da sua pátria e do seu povo,
A Mensagem que traz é um grito novo
Um metro de medir coisas inteiras.
Redondo e quente como um grande abraço
De pólo a pólo, a sua humanidade, tenho raízes e localidade,
É um sonho aberto que fugiu do laço.
Vento da Primavera que semeia
Nas montanhas, nos campos e na areia
A mesma lúcida semente.
Se parasse de medo no caminho também parava a vela do moinho
Que mói depois o pão de toda a gente
Miguel Torga
Textualização
“A importância da formação e da educação escolar para o futuro do individuo”, é uma temática actual que interessa a toda a gente, nomeadamente aos jovens. Neste sentido, escolhi este tema, pois, enquanto jovem em formação, a temática despertou-me curiosidade e interesse em aprofundar conhecimentos neste domínio.
A formação e a educação de cada individuo para o seu futuro são de tal maneira importantes que, hoje em dia, as governantes concedem especial atenção a este âmbito, ao ponto de defenderem não só a formação de base, destinada aos jovens; mas também a formação de adultos ao longo da vida, desejo comparado, nas palavras de M Torga, a um
«Vento da Primavera que semeia
Nas montanhas, nos campos e na areia
A mesma lúcida semente».
A formação não engloba somente a componente escolar, mas inclui, ainda a formação para a saúde, para a sexualidade, para a cidadania, para o ambiente, para a cultura em geral do cidadão, de modo a que cada indivíduo crie os seus próprios objectivos, a fim de se integrar melhor na sociedade.
Se olharmos, actualmente, à nossa volta, deparamo-nos com o flagelo do desemprego e a formação de cada indivíduo acaba por representar uma arma na luta contra esta situação aflitiva.
O direito à educação/formação é um direito que a todas as pessoas pertence; sem discriminação de nacionalidades, origem social ou credo religioso, pois, de facto a formação é

Relacionados

  • Pedagigia
    9166 palavras | 37 páginas