A IMPORTANCIA DA ALFABETIZA O E DO LETRAMENTO COMO PAP IS DE INSER O SOCIAL

451 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO COMO PAPÉIS DE INSERÇÃO SOCIAL.

As crianças não estão vazias. Nem são uma “tábua rasa”. Na realidade, estão cheias de ideias, de hipóteses, de teorias e de convicções pessoais que são muito profundas e arraigadas.
A leitura e a escrita estão presentes em nossa sociedade e apresenta-se de diferentes formas no nosso cotidiano: jornais, revistas, livros, placas, receitas. Dela lançamos mãos para resolver várias situações em nossas práticas sociais. Nesse emaranhado do mundo letrado as crianças vão prestando atenção à escrita tentam imitá-la e entendê-la. “Brincam de escrever e de ler, escrevem e lêem de verdade. Porém, no ambiente de escolar, a criança precisa ter o domínio deste código, pois um dos focos da escola, durante os primeiros anos da vida escolar da criança é a escrita. Então como é o processo de aquisição da criança de seis anos?
A leitura e a escrita passou por várias modificações ao longo da historia, sendo hoje a escrita dominante, a alfabética. E entende-se que esse estágio, da escrita alfabética, cada símbolo do alfabeto, representa um único som. Ou seja, os sons das palavras pronunciadas designam os objetos, as ações e fatos da realidade.
As escolas precisam oferecer às crianças um ambiente agradável e instigador. Um ambiente onde a criança possa organizar a construção de seu conhecimento. Os espaços da sala de aula precisam ser organizados para tornando-se um espaço alfabetizador, onde são oferecidos os mais variados tipos de textos. Por meio da observação, comparação, manuseio e reflexão é que a criança se apropria dos usos e funções da escrita.

A criança por meio de sua interação com este espaço da sala de aula. Possibilita que ela construa o seu conhecimento e a partir disto a criança atribui à importância que a escrita tem em nossas vidas. O professor precisa pensar em atividades que proporcione está interação da criança com este mundo fascinante que é o da escrita, possibilitar que a

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas