A Import ncia do L dico na Alfabetiza o a Letramento nas S ries Iniciais

535 palavras 3 páginas
A Importância do Lúdico na Alfabetização a Letramento nas Séries Iniciais.

A alfabetização é alvo de muitas discussões no mundo atual, pois apesar de termos avançado bastante em termos de metodologia de ensino e conceituação de letramento, as práticas presenciadas em nosso cotidiano escolar ainda estão longe de ser o excelente.
Construir um espaço, meio e tempo para que as crianças se alfabetizem utilizando práticas que estimulem a criatividade, reflexão, senso crítico e que de a eles o prazer de descobrir, deve ser o compromisso de todo alfabetizador. Sob esta perspectiva, o lúdico se torna um poderoso agente facilitador desse processo de ensino – aprendizado. O jogo, a brincadeira, o brinquedo, os esportes compreendem as várias facetas de interesse dinâmico as práticas educacionais de leitura, de escrita, no desenvolvimento sensório-motor e intelectual.
Desde muito cedo o fato da criança poder se comunicar através dos sons e gestos e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Para o desenvolvimento da autonomia e da identidade, o brincar é uma das atividades fundamentais. Além da atenção, imitação, memória e imaginação as crianças amadurecem também a capacidade de socialização, por meio da interação e experimentação de regras e papeis sociais.
O faz de conta é de suma importância. O brincar de imitar o papai, mamãe, filhinho, herói, vilão, médico.... é um recurso fundamental no processo de construção do sujeito, para que a criança aprenda mais sobre a relação entre as pessoas, sobre o eu e sobre o outro, baseada no desenvolvimento da imaginação e na interpretação da realidade, sem ser ilusão ou mentira.
Brincar é, assim, um espaço no qual se pode observar a coordenação das experiências prévias das crianças e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhecem, transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova. Brincar

Relacionados