A Import Ncia Do Controle Do Ph Da Piscina

604 palavras 3 páginas
A importância do controle do ph da piscina
Todo mundo que cuida de piscinas já ouviu falar de uma coisa que chama-se “ph“.
Vamos esclarecer ao longo desse artigo, o motivo pelo qual ele é tão falado e principalmente as características que fazem desta sigla um parâmetro tão importante no tratamento de piscinas.
O pH na verdade pode ser definido como a acidez de determinada substância.
Como tratamos de piscinas, o pH da piscina é na verdade a acidez da água da piscina.
Vamos lá, para você que nunca ouviu nem esta sigla, vamos começar do início…
O que é pH?
A sigla pH significa “Potencial Hidrogeniônico“. Em outras palavras, é o poder de concentração de íons H+ em determinada substância, que no nosso caso será a água da piscina.
Resumindo, é a medição da quantidade de íons de Hidrogênio dispersos na água, o que na verdade, determina se a água está ácida, está neutra ou está alcalina (básica).
Qual a importância do pH da piscina?
O controle do pH da água da piscina, ou sua acidez, é primordial não só para a qualidade da água mas também para a durabilidade da piscina e de seus equipamentos como um todo.
Podemos citar vários motivos para se verificar e corrigir o pH da piscina.
Em primeiro lugar, os produtos químicos para tratamento da piscina caso sejam utilizados em uma piscina com água muito ácida, ou seja, pH menor que 7, vão apresentar resultados ineficientes, pois eles são feitos para serem usados em água com pH entre 7.2 e 7.6, ou seja, levemente alcalina.
Caso o pH esteja baixo, os banhistas sofrerão com irritações nos olhos, pele e mucosas e as partes metálicas dos equipamentos da piscina serão danificados devido ao processo de corrosão da água.
Caso a água esteja muito alcalina (básica), os produtos de desinfecção da água terão sua eficácia diretamente comprometida, a água da piscina se tornará turva facilmente e inicia-se, ao invés de processos de corrosão, processos de formação de calcário nas tubulações e equipamentos.
Como se não bastasse os usuários da

Relacionados

  • Agua
    5552 palavras | 23 páginas
  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas