A IMPORT NCIA DO COMPUTADOR EM SALA DE AULA

1604 palavras 7 páginas
O presente artigo é dedicado àqueles que acreditam que a tecnologia veio para facilitar a vida do ser humano, e que a escola deve ser um espaço aberto e democrático, oferecendo-a desde a infância. A utilização do computador em sala de aula na educação infantil vem gerando polêmica no campo educacional, deixando incertezas sobre a sua real necessidade. Tendo em vista esta problemática, pretende-se desenvolve, uma abordagem teórica e a descrição de uma experiência vivenciada com vinte crianças e um computador em um Centro de Educação Infantil na cidade de Blumenau, Santa Catarina, apontando caminhos percorridos em busca do conhecimento e possibilidades de interação diária das crianças com um computador na sala de aula.
Palavras-chave: Informática na educação. Ludopedagogia. Projeto.

1 INTRODUÇÃO

A informática está inserida em todos os ambientes na sociedade e muitas vezes, está carregada de medos, preconceito e desinformação. Para desmistificar este quadro é fundamental reconhecer sua importância, apresentando-a de forma contextualizada e facilitando seu acesso.
Na escola este quadro não é muito diferente, e aos poucos, os professores vem se apropriando de informações e desmistificando o uso do computador no seu cotidiano. Léa Fagundes (2004) afirma que o professor que nunca utilizou um computador não deve ter medo nem vergonha em afirmar que não sabe e complementa “O computador não é um simples recurso pedagógico, mas um equipamento que pode se travestir em muitos outros e ajudar a construir mundos simbólicos.”
Este artigo começou a ser elaborado a partir da experiência educativa da autora, na turma de Jardim III, composta por vinte alunos com idades de quatro, cinco e seis anos. Esta vivência ocorreu no segundo semestre de 2007 em um Centro de Educação Infantil municipal na cidade de Blumenau. O computador chegou à sala de aula por meio de doação e logo foi cercado de curiosidade e dúvidas de como utilizá-lo de forma ludopedagógica, rompendo com o modelo

Relacionados

  • Livro redes de computadores 4ª edição (andrew s. tanenbaum)
    311081 palavras | 1245 páginas