A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA

3649 palavras 15 páginas
MÍRIAN RHAMNUSIA

A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA

Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Comunicação Transcultural do Evangelho, ministrada pelo professor Dr. S. Lúcio Guimarães, do curso de mestrado em missioogia, do Centro Integrado de Educação e Missões - CIEM.

Rio de Janeiro
2013
A IMPORTÂNCIA DE UMA COMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA:
Um Modelo Paulino

Mírian RHAMNUSIA1

RESUMO: Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a importância da contextualização na comunicação do evangelho em um contexto de diferentes culturas, pontuando o modelo paulino de missões. Apresenta um breve relato sobre a vida de Paulo, sua teologia missionária e alguns exemplos de contextualização e estratégias utilizadas no decorrer do seu ministério. Aponta para fatores transculturais determinantes na comunicação dinâmica, em busca de facilitar a compreensão e a comunicação da mensagem das Boas Novas em Cristo. O resultado almejado é, através deste compartilhamento, gerar possibilidades mais amplas, bem trabalhadas e eficazes àqueles que se encontram em contextos transculturais em busca de tornar relevante a mensagem bíblica transmitida.

Palavras-chave: Comunicação Transcultural. Contextualização. Missões.

INTRODUÇÃO Todo missionário que deseja comunicar bem a mensagem do evangelho em outras culturas diferentes da sua enfrenta o desafio de encontrar as formas culturais biblicamente adequadas ao contexto no qual ele se encontra. Não é tarefa fácil. Requer alguns requisitos, tais como dependência do Espírito Santo e profundo conhecimento da cultura local. Um dos maiores desafios a ser enfrentado pelo missionário e pelas igrejas nos dias atuais está relacionado à comunicação do evangelho. Encontramos grandes exemplos bíblicos de comunicação transcultural, porém, Paulo como bem sabemos, foi um grande mestre da comunicação missionária. À luz do modelo

Relacionados