A importância da relação professor/aluno na formação profissional de saúde.

Páginas: 18 (4450 palavras) Publicado: 25 de abril de 2014
FERNANDA FONTES SANTOS
TATHIANE DIAS PINHEIRO DE FREITAS














A importância da relação professor/aluno na formação profissional de saúde.








Artigo apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa II e Orientação de Artigo Científico do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior da Universidade Salvador, turma 2012.A, como requisitoparcial para aprovação da disciplina.
Orientador (a): Profª. Mestre Geisa Arlete do Carmo Santos.










SALVADOR
2013
Sumário

Resumo 03
Abstract04
Introdução 05
A relação professor/aluno no processo ensino aprendizagem 06
A formação do profissional de saúde 08
Professor, aluno e paciente11
Considerações Finais 12
Referências 14
























Resumo

Durante a formação doprofissional de saúde, percebeu-se que a influencia das relações professo/aluno e de todo contexto vivenciado dentro e fora das universidades pode refletir diretamente no processo de ensino e aprendizagem. Com base no caráter humanístico e nas relações interpessoais tidas durante toda a vida acadêmica, o professor surgiu como elo principal, na formação do individuo consciente de sua função na sociedade. Eletorna-se intercessor, e seu aprendizado se renova juntamente com o do aluno. O presente trabalho tratou de uma revisão de literatura e teve como objetivo pesquisar a importância da relação professor/aluno no processo da formação profissional de saúde e como esse vínculo reflete, na ação do ensino-aprendizagem e relações interpessoais. O professor converteu-se em um elemento incentivador,orientador e mediador da aprendizagem, mas esse novo ensinar se fez de forma ativa, no qual o aluno, através das trocas de experiências, vira elemento da ação e não fica passivo, ele contribui tanto para aprender, quanto para ensinar. A partir da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, o docente da adaptou-se a uma nova forma de pensar e agir durante a construção de suas praticaspedagógicas. A humanização estabelece a associação coesa e saudável entre docente e discente, baseada em equilíbrio e respeito, onde passa a fazer parte de um cenário que até então inexistia. Dessa forma, se fez reflexo na ligação com o paciente. Esse modelo de relação aproximou professores, alunos e pacientes em uma relação jamais vivenciada antes, mas a pesar de elucidar o quão importante é as relaçõesentre professores e alunos, ainda se faz necessário mais estudos sobre essas associações no âmbito das instituições de ensino superior nas áreas de saúde.

Palavras-chave: Humanização, Saúde, Professor/aluno, Ensino, Aprendizagem.







Abstract

During training of health professionals, it was found that the influence of the relationships professor / college student and every situationexperienced within and outside the universities can directly reflect the process of teaching and learning. Based on humanistic character and interpersonal relationships taken throughout the academic life, the professor emerged as the main link in the formation of the individual aware of his role in society. He becomes an intercessor, and their learning is renewed with the college student....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTANCIA DE RELACAO ENTRE ALUNO E PROFESSOR
  • A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
  • A importância da relação Professor x Aluno
  • A importancia do professor na formação do aluno leitor
  • A importância de construir uma boa relação entre professor-aluno.
  • Relação professor/aluno
  • relação professor aluno
  • Relação professor /aluno

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!