A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

2205 palavras 9 páginas
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
13.800 (total)

Resumo (800)
Este artigo objetiva fazer uma reflexão a partir de pesquisas bibliográficas sobre o papel da família no desenvolvimento da criança. Após uma vasta pesquisa bibliográfica baseada nos autores: Azevedo (2009), Lopes (2009), Carvalho (2009) e Silva (2005) que tratam da importância da família na vida escolar da criança, sendo determinante para a formação da personalidade da criança, e que possivelmente serão levadas para a vida toda. Discute, também, as alterações que vem ocorrendo na estrutura familiar da atualidade. São comuns famílias de pais separados que convivem irmãos de casamentos anteriores, família liderada pela mulher, famílias compostas por homossexuais, entre outros, o que, no entanto, não minimiza a importância da harmonia familiar. Mostra o quanto uma família harmoniosa nas relações sociais, afetivas e cognitivas beneficia o desenvolvimento, a aprendizagem e a interação social da criança, pois quando ocorre o contrário pode comprometer esse desenvolvimento prejudicando-as.

Palavras-chave: Família. Infância. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Introdução (2.000)
O presente artigo traz uma reflexão acerca do tema: A importância da família no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, fica claro a importância da presença da família na escola, pois vive-se numa época em que a conturbação e a desintegração dos valores são os maiores obstáculos para o ser humano, a sociedade fundamenta-se no individualismo e o coletivo ficando banido a uns poucos sobreviventes.
Os alunos inseridos nesse contexto, ficam com sequelas de um mundo dominador. É nessa visão que a integração família e escola se sobressai para o pleno desenvolvimento infantil, sendo uma fascinação envolvente, podendo estar presente em toda e qualquer manifestação cotidiana.
Quando essa parceria acontece, torna-se evidente o valor da mesma, tanto no aspecto físico, intelectual, moral, espiritual e

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas