A IMAGEM DO SECTOR BANC RIO 02

Páginas: 43 (10637 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
1. INTRODUÇÃO
Em termos teóricos, a imagem da banca é associada a um conjunto de determinantes, especificamente a satisfação, qualidade do serviço e fidelização. Serão então analisados os factores motivadores na escolha de uma instituição bancária, os determinantes de satisfação, a fidelização e a importância da qualidade na prestação de serviços. Posteriormente tentar-se-á perceber algumasdiferenças existentes entre os perfis de resposta.

Esta tese tem como tema principal a imagem da banca junto do segmento universitário do ISCTEM. Assim sendo, tem como objectivo perceber o grau de ligação deste público aos bancos e em que medida um conjunto de variáveis influenciam a percepção dos estudantes em relação à imagem das instituições bancárias.

Bloemer et al (1989) afirmam existir, nosector bancário, uma relação entre a qualidade, a satisfação, fidelização e imagem, tornando-se os aspectos centrais deste estudo. Considera-se importante analisar como diversos factores motivadores que influenciam os estudantes na escolha de um banco para se tornarem clientes.

De modo a chegar ao objectivo proposto foram aplicados questionários físicos, a selecção da amostra foi baseada nométodo de amostragem por conveniência. Assim, o alvo desta investigação foram alunos do ISCTEM frequentadores de tres cursos profissionalizantes do 4º Ano de Gestão (Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira), que poderiam ou não ter começado uma relação com uma instituição financeira no momento de entrada na universidade ou poderiam ser potenciais clientes da banca.1.1. JUSTIFICATIVA
Vários são os motivos para área escolha deste tema, mas sobretudo razões pessoais que se prendem com o facto de trabalhar na área de marketing bancário. Pela abrangência e possibilidade que esta área da imagem organizacional oferece para o crescimento e sustentabilidade das empresas, em suma a escolha do segmento pertencente ao ISCTEM tem a ver com o perfil dos indivíduos e queteve influência na escolha do tema.
A escolha do grupo de estudantes dos cursos profissionalizantes de 4º Ano Gestão nomeadamente Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira, esta ligado ao facto de serem um grupo de consumidores da banca com características semelhantes (estudante – trabalhador) pertencentes ao ISCTEM, e eu sendo um funcionário do sector bancário quererperceber qual a sua percepção acerca da banca.

Quanto a importância do estudo deste tema, procure contribuir para o conhecimento e melhor percepção sobre este sector, porque tem-se notado aparecimento de novos bancos nos últimos anos, tenho constatado que os consumidores desta área tem-se visto atacados pela propaganda ou publicidade e a imagem destes, deste modo há uma necessidade de perceber afinalde contas qual e o seu nível de percepção sobre a banca, qual deles lhes transmite uma imagem de um boa instituição.

O estudo afigura-se relevante, porque será uma contribuição para percepção do sector, assim como uma base para definição de um modelo teórico ajustado a realidade moçambicana capaz de explicar a imagem do sector bancário. Em Moçambique esta temática apresenta-se num estadoembrionário.







1.2. PROBLEMA
Seja como pesquisador, professor ou académico, não pode-se negar que a mídia intervém na constituição dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, o estudo sobre o conceito de imagem bancária ganha especial relevância neste trabalho, uma vez que o estudo é sobre a percepção da imagem e o seu impacto sobre os estudantes dos cursos profissionalizantes de 4º AnoGestão nomeadamente Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira.

Face a um “sector dos serviços financeiros cada vez mais competitivo e orientado para o mercado” (Antunes, 1997: 15), o segmento bancário passou de uma abordagem baseada no marketing para uma abordagem baseada na relação fundamentada no reconhecimento do ciclo de vida do valor do cliente. (Jham e Kahn, 2009)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DOS BANC RIOS
  • KaBuM Boleto Banc Rio
  • Revis O De Contrato Banc Rio
  • Artigo Direito Banc Rio
  • KaBuM Boleto Banc Rio
  • Contratos Banc Rios
  • Imprime Boleto Banc rio
  • A restrutura o do setor banc rio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!