A IMAGEM DO SECTOR BANC RIO 02

10637 palavras 43 páginas
1. INTRODUÇÃO
Em termos teóricos, a imagem da banca é associada a um conjunto de determinantes, especificamente a satisfação, qualidade do serviço e fidelização. Serão então analisados os factores motivadores na escolha de uma instituição bancária, os determinantes de satisfação, a fidelização e a importância da qualidade na prestação de serviços. Posteriormente tentar-se-á perceber algumas diferenças existentes entre os perfis de resposta.

Esta tese tem como tema principal a imagem da banca junto do segmento universitário do ISCTEM. Assim sendo, tem como objectivo perceber o grau de ligação deste público aos bancos e em que medida um conjunto de variáveis influenciam a percepção dos estudantes em relação à imagem das instituições bancárias.

Bloemer et al (1989) afirmam existir, no sector bancário, uma relação entre a qualidade, a satisfação, fidelização e imagem, tornando-se os aspectos centrais deste estudo. Considera-se importante analisar como diversos factores motivadores que influenciam os estudantes na escolha de um banco para se tornarem clientes.

De modo a chegar ao objectivo proposto foram aplicados questionários físicos, a selecção da amostra foi baseada no método de amostragem por conveniência. Assim, o alvo desta investigação foram alunos do ISCTEM frequentadores de tres cursos profissionalizantes do 4º Ano de Gestão (Gestão de Marketing, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Financeira), que poderiam ou não ter começado uma relação com uma instituição financeira no momento de entrada na universidade ou poderiam ser potenciais clientes da banca.

1.1. JUSTIFICATIVA
Vários são os motivos para área escolha deste tema, mas sobretudo razões pessoais que se prendem com o facto de trabalhar na área de marketing bancário. Pela abrangência e possibilidade que esta área da imagem organizacional oferece para o crescimento e sustentabilidade das empresas, em suma a escolha do segmento pertencente ao ISCTEM tem a ver com o perfil dos indivíduos e que

Relacionados