A idade Tiranossáurica da Globalização

839 palavras 4 páginas
A idade tiranossáurica da globalização

Há milhões de anos, surgiu na África, a partir de um primata superior, o homem sapiens-demens. Milhares e milhares de anos depois começou sua dispersão, primeiro pela Eurásia, depois pelas Américas e, por fim, pela Polinésia e Oceania. No final do paleolítico superior, há quarenta mil anos, a espécie já ocupava todo o planeta e chegava a um milhão de pessoas. Criou civilizações e Estados­-nações.
A partir do século XVI começou outra vez a diáspora. Exata­mente a partir de 1492, iniciou-se um imenso processo de expansão do Ocidente que permitiu um intercâmbio global entre todos os po­vos. Colombo (1492) trouxe ao conhecimento dos europeus a exis­tência de outras terras habitadas. Fernão de Magalhães (1521) com­provou que a Terra era efetivamente redonda e qualquer lugar pode­ria ser alcançado a partir de qualquer lugar. As potências hegemônicas do século XVI, Espanha e Portugal, elaboraram, pela primeira vez, o projeto-mundo. Expandiram-se pela África, América e Ásia. Ocidentalizaram o mundo.
Este processo se prolongou no século XIX com o imperialismo ocidental, que - a ferro e fogo - submeteu a seus interesses culturais, religiosos e, especialmente, comerciais todo o mundo conhecido. A carabina e o canhão falaram mais alto que a razão e a religião. O Ocidente europeu se revelou a hiena das gentes. Nós, do extremo Ocidente, já nascemos globalizados e, por experiência, sabemos o que significa a globalização sentida e sofrida como globocolonização.
Este processo culmina, a partir da segunda metade do século XX. com a nova expansão ocidental, sob a hegemonia dos EUA, mediante a tecnociência como instrumento de opulência e arma de dominação: mediante as corporações multilaterais e globais que con­trolam os mercados; mediante uma cultura ocidental homo­geneizadora e desfibradora das culturas regionais; mediante uma vasta rede de comunicações; mediante um único modo de produ­ção, capitalista, assentado sobre a concorrência

Relacionados

  • Turismo sustentável, alternativa de desenvolvimento local e conservação ambiental. uma análise interdisciplinar do prodetur-ce.
    82236 palavras | 329 páginas
  • crash
    99404 palavras | 398 páginas