A história e evolucação da Rádio

2538 palavras 11 páginas
A história e evolucação da Rádio

Todos os meios de comunição que temos a nossa disposição hoje em dia como por exemplo a internet, televisão, jornais, revistas, rádio, entre outras, podemos obeservar que não só é um condutor de informação ou lazer, podemos obsevar que pode ser usada como meio de “influência” ou sob forma padrão, no sentido de generalizar ou transmitir algo que faça a aceitação do próprio ouvinte ou espectador, até mesmo impondo algo na própria sociedade.
Contudo o meio que escolhi para desenvolver foi a Rádio, um dos meios mais antigos da história da comunicação, sendo considerado um dos meios mais rápidos, eficientes e seguros ainda hoje na actualidade.
Com o surgimento da rádio, o homem sentiu se mais integrado no mundo, obtendo informações actualizadas a todo o momento. Hoje em dia é também utilizada para aproximar a população mais afastada das grandes cidades, sendo muitas vezes o único meio de comunicação ou até mesmo a única companhia.
Voltando no tempo, as primeiras transmissões de rádio, foram desenvolvidas pelo italiano Guglielmo Marconi no final do século XIX, que transformou por completo todos os meios de comunicação. Mas anteriormente, o desenvolvimento da radiocomunicação se inicia no século XVI, com os primeiros estudos sobre o eletromagnetismo. A Rádio já fez grande parte da História portuguesa, no 25 de Abril, quando foi transmitido o Hino Glândula Vila Morena de Zeca Fonseca, do qual foi escolhida pelas Forças Armadas, como forma de “senha” para confirmar a Revolução dos Cravos em 1974. Mas a rádio não só serviu para revoluções, foi também utilizada como forma de intertenimento como rádionovelas, muito utilizadas no Brasil, na época chamada a “era de ouro da rádio”, do qual deu ao ouvinte a possibilidade de estimular a sua própria imaginação. Referi aqui apenas duas de muitas das facetas que podemos retirar da rádio.
Hoje em dia, optamos mais

Relacionados