a histotipia da lingua

1246 palavras 5 páginas
AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE1

Alexandre TAVARES2 (G. – FAINTVISA)

RESUMO: Este trabalho procura fazer uma reflexão sobre o fazer docente, sobre a importância da didática na prática de ensino do professor, bem como, a indispensabilidade do planejamento visto como uma previsão do trabalho escolar. A partir destas discussões, a possibilidade de identificar o que ensinar, como ensinar e a intelectualidade do aluno que determinada postura docente pode desenvolver.

PALAVRAS-CHAVE: Didática, Planejamento, Professor, Aluno

INTRODUÇÃO
Há um conjunto de saberes pedagógicos que são essenciais para o exercício da profissão docente. É preciso que os professores construam pontes entre o significado do conteúdo curricular e aquele compreendido pelo aluno.
Para esta tarefa, é necessário que os professores tenham uma compreensão profunda, flexível e aberta do conteúdo, ou seja, que estejam atentos para as prováveis dificuldades dos alunos perante os conteúdos, já que nas escolas fala-se exclusivamente do ensino dos conteúdos e não há uma ampla compreensão do que é educação e do que é aprender: "Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos". (FREIRE, 2001, p. 30).
Assim, a didática constitui uma área integradora transversal, articulando atributos da psicologia, sociologia, epistemologia e do pensamento educacional, mobilizando-os para a reflexão sobre a prática pedagógica do próprio professor. Ela pressupõe uma análise dos processos de construção dos saberes em cada área curricular e a discussão da natureza das atividades de aprendizagem, dos processos de pensamento e das interrelações entre os diversos interventores no ato educativo: "A didática se caracteriza como meditação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente". (LIBÂNEO, 1994, p. 28).
A didática, longe de reduzir-se a uma simples coleção de métodos e técnicas de ensino, constitui o enquadramento teórico fundamental em que se situam os quadros de

Relacionados