A HIST RIA DO NESCAF ANGELICA 06 06 2014

753 palavras 4 páginas
FACULDADE PITÁGORAS MACEIÓ

ANGÉLICA LIMA SILVA

Nescafé

Maceió, 2014
ANGÉLICA LIMA SILVA

Nescafé

Trabalho da disciplina Comportamento do Consumidor no curso de CST em Marketing no 2º período, sob a orientação da prof. Viviana Neves.

Maceió, 2014
A história do café começou no inicio dos anos 30 no Brasil. Uma excessiva produção mundial de café originou uma descida acentuada da procura do produto no mercado internacional e conseqüente queda dos preços.
O Brasil era na altura o maior produtor de café e a produção excessiva criou no país uma crise profunda, chegando a ser destruídos, entre 1931 e 1938 milhões de sacos de café.
Perante esta grave situação nacional, o governo brasileiro pediu a Louis Dapples, que na altura era o presidente da Nestlé, que iniciasse um processo de investigação que conseguisse criar uma forma de se conservar o café da mesma forma como a Nestlé já fazia com o leite em pó.
Durante sete anos Max Morgenthaler e Vernon Chapman orientaram um processo de intenso trabalho que culminou num produto em que o café havia sido misturado com hidratos de carbono, de forma a preservar o seu sabos e aroma, e ao qual bastava juntar água para ser transformado num delicioso café.
Em abril de 1938 o novo produto foi testado na fábrica suíça da Nestlé e no ano seguinte, acabada a fase de testes com sucesso, foi lançado no mercado como o primeiro café solúvel do mundo. Teve um sucesso considerável e essa conquista fez com que chegasse rapidamente aos mercados de França, Reino Unido e Estados Unidos.
Chegada a Segunda Guerra Mundial a sua distribuição e divulgação na Europa ficaram comprometidas, mas a sua expansão continuou no continente americano. Este fato acabou por vir ser fundamental, pois após os Estados Unidos acabarem por ter de entrarem na guerra, devido o ataque a Pearl Harbour, a rapidez e facilidade da preparação do Nescafé fez com que o exército americano o adaptasse como parte integrante das rações

Relacionados