A Hist Ria Da Radiologia Come Ou Em 1895 Com A Descoberta Experimental Dos Raios

611 palavras 3 páginas
A história da Radiologia começou em 1895 com a descoberta experimental dos raios-x pelo físico alemão Wilhelm Conrad Rontgen. Na ocasião, as aplicações médicas desta descoberta revolucionaram a medicina, pois tornara-se possível a visão no interior do pacientes. Com o passar dos anos, este método evolui e assumiu uma abrangência universal na pesquisa diagnóstica do ser humano.

A Radiologia brasileira e latino-americana iniciou-se em 1897, logo após a descoberta dos raios-x.O médico mineiro José Carlos Ferreira Pires trouxe para Formiga-MG, o primeiro equipamento de raios-x da América do Sul. O desenvolvimento da abreugrafia pelo cientista brasileiro Manoel de Abreu (daí o nome abreugrafia), que, durante muitos anos, foi utilizada mundialmente como "screening" de doenças ocupacionais e da tuberculose, estabeleceu também um grande marco na Radiologia nacional.

Desde então, a Radiologia vem obtendo grandes avanços devido a acentuada informatização dos equipamentos médicos. O advento de novos métodos diagnósticos tais como a Ultra-Sonografia, Mamografia de alta-resolução, Densitometria Óssea, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Radiologia Digital.

Nascido em 27 de marco de 1845, Wilhelm Conrad Rontgen, físico que descobriu o raio-x, tornou-se um dos nomes mais importantes para a Medicina. Viveu parte de sua vida na Holanda, estudou na Suíça graduando-se na Universidade de Zurique como físico, chegando ao doutorado em 1960, com sua tese em gases, e que continuou estudando por toda vida.

Transitou como professor por varias universidades alemãs, e fixou-se depois em Wurzburg,aonde chegou ao cargo de reitor. E justamente quando ocupava este cargo fez a descoberta dos raios x. Viu o que todos os físicos da época tiveram ante seus olhos, mas não perceberam. Trancou-se em seu laboratório no Instituto de Física e fez todas as experiências conhecidas pelos físicos da época para testar seus novos raios.

Em 8 de novembro de

Relacionados

  • apostila ec1 1
    10882 palavras | 44 páginas
  • PR TICA DE LEITURA EM SALA DE AULA
    155668 palavras | 623 páginas