A história dos deficientes e surdos no brasil

Páginas: 9 (2128 palavras) Publicado: 30 de maio de 2011
Incluir quer dizer fazer parte, inserir, introduzir. E inclusão é o ato ou efeito de incluir, donde se conclui que incluir os deficientes é fazê-los se sentir pertencentes ao meio onde estão inseridos, participantes da vida de maneira geral e irrestrita com acesso a tudo e a todos, quanto possam e queiram.
Assim, a liberdade econômica e política, é conseqüentemente um direito a ser respeitado eassegurando no âmbito da Sociedade, do Estado e do Poder Público.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948 relaciona os seguintes direitos que valem para todos, isto é, os chamados direitos humanos ou da cidadania, são eles:
Direitos Civis: direito à liberdade e segurança pessoal; à igualdade perante lei; à livre crença religiosa;à propriedade individual ou em sociedade; e o direito de opinião (Artigos 3 ao 19).
Direitos Políticos: liberdade de associação para fins políticos; direito de participar do governo; direito de votar e ser votado (Artigos 20 e 21).
Direitos Econômicos: direito ao trabalho; à proteção contra o desemprego; à remuneração justa, que assegure uma vida digna, à organização sindical; e direito àjornada de trabalho limitada (Artigos 23 e 24).
Direitos Sociais: direito à alimentação; à moradia; à saúde; à previdência e assistência; à educação; à cultura; e direito à participação nos frutos do progresso científico (Artigos 25 ao 28).
Tais direitos percorrem a cerca de dois séculos, caminho árduo, no sentido da manutenção e aperfeiçoamento da compreensão de sua necessidade e validade, poissegundo vemos ao longo da história, eles podem ser cumpridos ou descumpridos, restando assim fragilizados, fato esse que determina ações de efetiva busca do aperfeiçoamento e construção de parâmetros que os adequem às necessidades cada dia mais visíveis dessa camada social, que necessita desse olhar do Estado e dos seus cidadãos-pares.
Um fator é determinante: fortalecê-los entre nós, a Sociedadee o Estado brasileiros devem agir com base no princípio da associação interdependente dos direitos, isto é, garantir o cumprimento efetivo de ações que dependem de outras, assim como exemplo podemos citar o Direito à Igualdade, que diante do Estado depende fundamentalmente do Direito de votar e ser votado, o qual está por sua vez associado ao direito de opinião, aos direitos à educação e à saúde,entre outros inter-relacionados.
Em virtude das diferenças que apresentam em relação às demais, as pessoas com deficiência possuem necessidades especiais a serem satisfeitas, para compreender melhor devemos ter claro que os direitos específicos das pessoas com deficiências decorrem de suas necessidades especiais. Estas necessidades especiais também devem ser individualizadas, para atender àspeculiaridades de cada necessidade, de cada deficiente, pois, as pessoas não deficientes e as pessoas com deficiências não são “iguais”, congruem no simples fato de serem pessoas e juntas estarem inseridas em determinada sociedade, mas nada ou tudo que está ao dispor dos deficientes servem ou não servem para cada um deles.
No mundo atual, vemos um crescimento desordenado da população mundial, e namesma proporção o crescimento dos deficientes, salvaguardadas as devidas proporções. Ocorre que com ações conjuntas que vêm ocorrendo a mais ou menos quatro décadas, o nível de conscientização dessa população também está sendo cada vez mais sentido por todos, tornando-se assim o desejo de incluir os excluídos, algo comum a todos, não por modismo, mas pela necessidade sentida, sentimentos desolidariedade, igualdade e fraternidade têm se salientado no cotidiano de todos, não somente em ações das mais simples às mais complexas imagináveis.
Como resultado-reflexo dessa mudança de olhar sobre o deficiente há de se enaltecer o querer mudar que é o desejo oriundo do cidadão, sensibilizado por ações que se mostram e o convencem-no a abraçá-las, até mesmo para que ele próprio não se pareça o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A História da Educação dos Surdos no Brasil
  • A história da Educação de Surdos no Brasil
  • História da educação dos surdos no brasil
  • História dos surdos no Brasil
  • História da Educação dos surdos no Brasil
  • historia da educação para surdos no brasil
  • História da educação dos surdos no brasil
  • História do surdos no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!