A Galáxia de Gunterberg

1103 palavras 5 páginas
O Registo escrito na fixação do conhecimento. A Galáxia de Gunterberg

Trabalho realizado por: Beatriz Silva Nº4 Edgar Baptista nº 10 Mariline Luís nº 14
Disciplina: Área de Integração
Professora: Olga Pinheiro
Ano Lectivo: 2011/12

Índice

Introdução;
A vida e a escrita;
Breve história da escrita;
A imprensa como meio de multiplicação e difusão do livro: a galáxia de Guntenberg;
Conclusão:
Bibliografia.

Introdução

Neste trabalho vamos falar sobre a vida da escrita e a sua evolução. Vamos também falar da galáxia de Gutenberg. Ficamos á espera que fiquem a saber um pouco mais sobre este assunto.

A vida e a escrita

O Homem escreveu em vários suportes materiais: pedra, madeira, argila, em tela, seda, couro, ardósia, osso, tijolo, papiro, pergaminho, papel e no teclado, onde se vislumbram os caracteres no ecrã. Para oi fazer, usou diferentes tipos de ferramentas: canas cortadas em bisel, cálamos, estiletes de metal ou de osso, a pares feitos inicialmente de penas aparadas de aves e depois de metal, pinceis, canetas.
A escrita não é apenas um modo de transmitir um significado, pode ser também uma manifestação artística usada para fins decorativos. A arte de escrever na perfeição denomina-se por caligrafia.
Os antigos diziam-nos que as palavras as leva o vento, mas as palavras, expressão de sentimento, crenças e ideias, quando ficam impressas, dificilmente se apagam. Seria difícil conhecer a nossa vida sem o domínio do escrito: código de estrada, livros, jornais, revistas, a internet, o modo como comunica-mos na net, a SMS, o chat, o Messenger, a fotocopiadora, a transmissão por fax, os relatórios, etc..

Breve história da escrita

A história da escrita é inseparável da história da comunicação e do desenvolvimento da linguagem, com as suas

Relacionados