A Gal xia de Gutenberg

387 palavras 2 páginas
A Galáxia de Gutenberg e a de Marshall Mcluhan
A obra de Mcluhan, teve a intenção de falar sobre o impacto a-partir da invenção da prensa móvel de Guntenberg teve na sociedade. Ele descreve a diferença que o homem ocidental possui de outros de qualquer parte do mundo. Ele faz um estudo sobre a outras épocas da sociedade, principalmente a idade média, ele explica sobre a introdução do alfabeto na Grécia, cita também como os romanos criou a noção do espaço fechado e pensamento do tipo linear, com a fabricação em massa de livros. Mcluhan, discute qual caminho tomar na defesa da cultura social, moral e valores humanos, o que e mais importante a cultura do livro contra o atual meio de comunicação eletrônica, ou continuar submisso aos valores literários.
A tese de Mcluhan traz uma preocupação das inter-relações humanas e na estrutura social que vem sendo promovidas pela evolução dos meios de comunicação. Estamos passando pela transformação da era mecânica para a era eletrônica, já que os instrumentos que usávamos prolongava nossa capacidade física. Com a alfabetização o homem bárbaro ou tribal e afetado tanto fisiológica como psiquicamente.
Vários fatores na mudança deste a visão à partir da tv que para ele é a melhor exemplo da comunicação instantânea, A revolução da escrita, colocando seu modo de ser e ver. Mcluhan afirma que os gregos somente promoveram a inovação artística e cientifica depois que interiorizaram o alfabeto, e agora está acontecendo o mesmo com o desenvolvimento eletrônico.
Luhan coloca que a tipográfica foi apenas uma fração de alfabetização, e coloca como os romanos em séculos depois dos gregos introduziram- se as técnicas de uniformização e reprodução.
Curiosamente foi a civilização medieval que ajudou a valorização do livro, no cristianismo, o livro (bíblia), fez com que a leitura passasse a ser mais frequente, pois a busca pela descoberta da existência de Deus, só poderia ser feita através da leitura do chamado livro da natureza.
A conclusão de

Relacionados

  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas