A fábula dos que sustentam que não exista dilema entre conservação ambiental e crescimento econômico a fatalidade entrópica

325 palavras 2 páginas
A fábula dos que sustentam que não exista dilema entre conservação ambiental e crescimento econômico

Segundo Viega, existe uma corrente de pensadores que acreditam ser possível combinar crescimento econômico e o crescimento ambiente, bem como, dizem não haver nenhum dilema, contudo, para os cientistas não há evidências comprovem que tal condição seja viável.
Com tudo, recentemente o debate cientifico internacional passou a ser pautado na hipótese de que o crescimento econômico só prejudica o meio ambiente ate atingir um patamar de riqueza da população, pois a partir do momento que se obtivesse uma renda per capita desejada esse processo seria invertido, o que beneficiaria o meio ambiente que seria restaurado. Tal raciocínio é baseado na chamada “curva ambiental de Kuznets”.
No entanto, quando Kuznets elaborou essa teoria ele trabalhou com dados estatísticos precário do período da segunda guerra mundial, bem como, analisou poucos casos o que não seria suficiente para sustentar sua teoria. Ele acreditava que quando a renda atingisse um patamar alto, havia uma melhora na distribuição dessa renda com as classes menos favorecidas. Mais quando foram analisados dados de muitos países constatou-se que tal situação não correria e que a desigualdade só aumentava, pois não havia distribuição de renda com as classes menos favorecidas.

A fatalidade entrópica

Ao analisar o conceito de fatalidade entrópica, ou seja, a tendência de que todo sistema tem de se degradar, vimos que a utilização dos recursos naturais como o carvão, o petróleo, que não são bens renováveis, fatalmente chegará ao fim, pois isso existe a necessidade de realizar investimentos em fontes renováveis, como o caso da energia solar, que além de não poluir e limpa e renovável.
Por tanto, Não há meios de impedir o crescimento da entropia e, em consequência, o decréscimo do rendimento econômico. As medidas ate esse momento são paliativas. Por isso, é urgente a necessidade de investimento em larga

Relacionados

  • MORGAN GARET IMAGENS DA ORGANIZAÇÃO
    145024 palavras | 581 páginas