A formacão profissional e continua (fpc) na frança: um olhar cruzado1

3823 palavras 16 páginas
A FORMACÃO PROFISSIONAL E CONTINUA (FPC) NA FRANÇA: UM OLHAR CRUZADO1

TRINQUET, Pierre2

RESUMO Analisa dos dispositivos de formação continuada e no local de trabalho na França, problematizando sobre o peso do sistema paritário de formação profisisonal,as confusões entre emprego e desemprego, as lacunas do paritarismo e as diferentes concepções pedagógicas sobre formação. Palavras-chave: Trabalho e educação;.formação continuada; paritarismo. ABSTRACT Analyse of continous formations rules and the local of work in France, looking for politic process system of professional formation, and the employment and unemployment porblems, and the politic process in differents pedagogics conceptions of formation. Key-words: Work and education, continous formation and politic process.

1

Este texto foi apresentado no “Seminário Internacional Trabalho e Educação organizado pelo NETE-FAEUFMG em maio de 2003”. Sociólogo, Ergólogo e Professor do Departamento de Ergologia da Universidade de Provence e da Universidade do Mediterrâneo. E-mail: pierretrinquet@free.fr.

2

143

INTRODUÇÃO Enquanto Administrador CGT participei durante muitos anos do organismo de gestão e incentivo da formação profissional e contínua da Construção Civil e Obras Públicas, em Provence-Alpes-Côte d’Azul- e Córsega (AREF BTP PACA- C), fui igualmente usuário e beneficiário deste sistema de formação profissional. Com efeito, paralelamente a meu trabalho numa empresa de construção civil, este sistema permitiu-me dar sequência aos estudos e obter um doutorado em Sociologia. Minhas diversas experiências profissionais - sindicalista, administrador, usuário, sociólogo, e atualmente, na condição de professor universitário – possibilitam dirigir para este dispositivo de formação, um olhar cruzado, que busco sintetizar neste artigo.

O PESO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CONTÍNUA Instaurado, na França, no início dos anos 70, por uma lei que retomava, essencialmente, um acordo interprofissional como

Relacionados