A Fisioterapia Aqu Tica

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015
A fisioterapia aquática, com os recursos da hidrocinesioterapia e outras técnicas específicas como, por exemplo o Bad Ragaz, oferece uma opção terapêutica ideal para muitos destes pacientes. Os exercícios em piscina térmica possibilitam a reabilitação precoce, que é muito importante em casos de pós-operatórios imediatos, por exemplo, devido às propriedades da água, principalmente a flutuação,que permite a realização da marcha e apoio no membro comprometido com menor descarga de peso e controle desta descarga, e menor impacto articular. Esta e outras propriedades também facilitam o ganho de movimento, melhora da circulação, promovem relaxamento muscular e possibilidades diversas para o treino da força muscular.
Introdução:
A expansão da Hidroterapia está evidenciada pela proliferação denovas dependências e programas de Hidroterapia. Embora tradicionalmente a Hidroterapia fosse utilizada no tratamento do doente físico e mental e basicamente nos problemas neurológicos, ela agora vem sendo utilizada em programas de controle da dor crônica, no tratamento de paciente pós-mastectomizados, reabilitação cardíaca, e cada vez mais no meio Ortopédico, Traumatológico e na MedicinaDesportiva.
Benefícios da Hidroterapia:
A Medicina Desportiva, o condicionamento físico, a Artroplastia Articular e os programas de reabilitação de coluna estão entra as muitas áreas da Ortopedia nas quais a Hidroterapia pode promover a pronta restauração da função.
A Hidroterapia é benéfica quando se deseja pouca ou nenhuma sustentação de peso ou quando há inflamação, dor, retração e/ou espasmo muscular elimitação da amplitude de movimento, que podem de maneira isolada ou conjunta diminuir a função normal. A Hidroterapia também é uma opção para pacientes que estejam incapacitados d realizar exercícios no solo em razão de cirurgia recente, lesão muscular, tendínea ou ligamentar, lesão neuromuscular ou Ortopédica aguda ou crônica, doença Reumatológica ou deficiência neurológica.
Os pacientesrelatam que na água os movimentos não só se tornam mais fáceis mas também menos dolorosos, tornando a reabilitação mais rápida.
Muitos experimentam aumento do relaxamento, diminuição do espasmo e dores musculares, além de um aumento da amplitude de movimento e força durante as sessões de Hidroterapia.
A flutuação do corpo humano na água permite que os pacientes se exercitem mais independentementedurante as sessões, o que o incentiva a assumir maior responsabilidade por sua reabilitação e torna as sessões em grupo uma opção para alguns deles (a terapia em grupo ajuda a estabelecer novas relações sociais além de um compromisso, o que pode dispersar sentimentos de raiva, isolamento, depressão ou ansiedade, que comumente acompanham o processo de doença e recuperação).
Benefícios Fisiológicos
Apósuma lesão, cirurgia ou imobilização, a Hidroterapia facilita o movimento por meio da redução das forças gravitacionais combinadas com os efeitos da flutuação, pressão hidrostática e temperatura mais elevada da água.
Flutuação: propicia a redução da ação da gravidade sobre o corpo humano, permitindo a realização de exercícios após uma intervenção cirúrgica ou lesão, quando esta seria dolorosa ou atéimpossível se realizada fora da água.
Também atua provendo estabilização para a coluna ou extremidades que podem estar enfraquecidas em virtude de doenças, cirurgia ou imobilização.
A flutuação permite uma posição de conforto, em diversas posições, além de permitir o controle precoce do movimento.
A marcha pode ser auxiliada na água, permitindo mais prontamente correções. Correções posturaispodem ser feitas com menor esforço e desconforto para o paciente.
Viscosidade: a viscosidade da água pode ser utilizada nos exercícios como forma de resistência, quando se visa a melhora do tônus muscular, o aumento de força ou resistência. Pode-se ajustar a resistência através da velocidade do movimento, comprimento e forma da alavanca, a amplitude de movimento e o grau de impulso devido à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Efeitos Fisiol Gicos Da Imers O Em Gua Aquecida Fisioterapia Aqu Tica
  • ARQUITETURA AQU TICA
  • ATIVIDADES AQU TICAS
  • Fisiologia Aqu Tica E Gestacional 3
  • TICA FISIOTERAPIA Certo
  • Resumo Macr Fitas Aqu Ticas No Tratamento De Efluentes Da Aquicultura
  • Aqu Fero
  • Aqu Feros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!