A Filosofia Hebraica Tem Em Avicebron Um De Seus Maiores Representantes

Páginas: 2 (421 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015
A filosofia hebraica tem em Avicebron um de seus maiores representantes, este, sustentava uma concepção radicalmente hilemórfica. Juntamente dele, ainda tem Moisés Maimônides, que como Avicena,afirma que é possível demonstrar racionalmente a existência e a espiritualidade de Deus.
Maimônides porém, diferente de Avicena, nega que o mundo seja eterno. De Averróis ele tira a ideia da unicidade dointelecto possível. Por consequência, crê na não-imortalidade do homem individual.
Sobre os influxos hebraicos no Ocidente, é importante destacar que não foram apenas o árabes que influenciaram mastambém os judeus. Os judeus procuraram manter suas tradições, entretanto não puderam evitar a influência da cultura árabe em seus costumes e crenças.
Ibn Gabirol, conhecido por Avicebron, escreveu aobra Fons vitae, a qual foi estudada por escolásticos e teve tanta influência que chegou a se pensar que tivesse sido escrita por um autor cristão. Na obra, Avicebron procura harmonizar os resultadosda razão com os princípios essenciais da religião judaica.
No que se refere à relação entre Deus e o mundo, Avicebron sustenta que todas as substâncias, com exceção de Deus, são compostas de matéria eforma, também as espirituais. Essa é a doutrina do hilemorfismo universal. A matéria e a forma são movidas pela força de unirem-se uma a outra, esse impulso é emitido pelo Criador.
O pensamento deMoisés Maimônides porém, foi muito mais influente. Nascido em Córdoba em 1135, foi obrigado a deixar a Espanha, mudou-se para o Marrocos. Mais tarde, já no Cairo, tornou-se médico graças ao sultãoSaladino.
Maimônides escreveu sobre medicina e teologia, sua principal obra foi o Guia dos perplexos. O livro direciona-se aqueles sufocados pela perplexidade dos contrastes entre razão e fé. Seu livro teveainda a finalidade de mostrar que filosofia e bíblia são conciliáveis.
Maimônides, assim como Avicena, acredita na existência de Deus e que as coisas existentes são contingentes. Porém, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de filosofia: maiores filósofos
  • Breve explicação sobre sociologia, e seus maiores representantes.
  • hebraica
  • representante com
  • representante
  • representante
  • Civilização Hebraica
  • Cultura Hebraica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!