DISCUSSAO GEOGRAFIA TARDICIONAL

492 palavras 2 páginas
JESSICA AKEMI GARCIA HACHIYA

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO GEOGRAFICO
DISCUSSÃO GEOGRAFIA TRADICIONAL

Londrina
2013

O espaço geográfico é o espaço construído e transformado pelo Homem. É o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social - ou ainda o modo pelo qual as sociedades estabelecem as distâncias que separam seus componentes (indivíduos, unidades produtivas, Estados, recursos, etc.).
O espaço geográfico contém elementos "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.). Uma vez que o espaço geográfico é ocupado e organizado pelas sociedades humanas, é poligênico - e, para seu entendimento, é necessário o estudo de cada formação histórico-social.
Assim a produção de espaço e as influencias do trabalho e economia transforma a cidade, meio e pessoas. A definição da Geografia, como estudo da diferenciação de áreas, é uma outra proposta existente. Tal perspectiva traz uma visão comparativa para o universo da analise geográfica. Existem ainda autores que buscam definir a Geografia como estudo do espaço. Para estes, o espaço seria passível de uma abordagem especifica, a qual qualificaria a análise geográfica. Tal concepção, na verdade minoritária e pouco desenvolvida pelos geógrafos, é bastante vaga e encerra aspectos problemáticos. Nesta concepção, o espaço, além de ser destituído de sua existência empírica, seria um dado de toda forma de conhecimento, não podendo qualificar a especificidade da Geografia. Finalmente, alguns autores definem a Geografia como o estudo das relações entre o homem e o meio, ou, posto de outra forma, entre a sociedade e a natureza. Assim, a especificidade estaria no fato de buscar essa disciplina explicar o relacionamento entre os dois domínios da realidade. Seria, por excelência, uma disciplina de contato entre as ciências naturais e as humanas, ou sociais. Aparecem três visões distintas do objeto: alguns autores vão apreendê-lo como as influências da

Relacionados

  • nao sei oq e p fazer
    31479 palavras | 126 páginas