A FIDELIDADE A DEUS - DANIEL CAP 1. 1-21

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A FIDELIDADE TRAS PROSPERIDADE COM DEUS – DANIEL CAP 1. 1-21
Texto para leitura Dn 1. 1-6
Esboço:
Vemos 3 momentos de dificuldade na história pessoal de Daniel (Cap. 1 - 6), o teste dos 4 hebreus na chegada deles a babilônia cap. 1; a fornalha de fogo cap. 3; e a cova dos leões no cap. 6. E em cada uma dessas experiências, Daniel e seus amigos saíram vitoriosos, no entanto aprimeira vitoria foi o fundamento para as outras vitórias. Visto que esses jovens judeus eram fiéis a Deus desde a adolescência, o Senhor foi fiel a eles nos anos seguintes. Imagine 4 adolescentes hebreus tirados de suas casas amadas em Jerusalém levados para longínqua babilônia.
V 3 – vejam que todos eles eram príncipes, pertenciam a família real e provavelmente não estavam acostumados com essetipo de tratamento. É muito ruim quando os jovens pagam pelos erros dos pais, pois os judeus recusaram-se a se arrepender e a obedecer ao Senhor. (E quantos filhos tem pagado pelo erro de seus pais, brigas, vícios, divórcios, traumas sofridos...). Jeremias já havia advertido sobre o que aconteceria, por causa da desobediência.
V 4 - Era costumes dos babilônicos levar a parte melhor dos jovens etreina-los na corte do rei e no v4 vimos que esses jovens eram especiais, fisicamente fortes e bonitos, experientes na esfera social e queridos pelos outros, de raciocínio rápido, instruídos e devotos ao Senhor. A vida deles era equilibrada como a de Cristo em sua adolescência. (Lc 2.52) “E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça para com Deus”. Eram exemplos pra nossa juventude de hoje.(tinha que ter qualidades para estar na frente do rei)
V 5 – Nos 3 anos seguintes os 4 jovens deviam comer a mesma dieta do rei, com certeza contrarias as leis alimentares dos judeus, e sem duvida também ofereciam comida aos ídolos da terra, e para os jovens judeus era blasfêmia comê-la.
Todavia tiveram um desafio difícil pela frente: o rei queria força-los a se adequarem aos caminhos dababilônia, ele não estava interessado em colocar bons judeus para trabalhar; queria que eles se tornassem babilônicos e hoje nós cristãos enfrentamos os mesmos desafios: Satanás quer que nos conformemos com esse mundo (Rm 12. 1-2) e é triste constatar que muitos cristãos sedem ao mundo e perdem seu poder sua alegria e seu testemunho.
E quando saímos da casa do Senhor, não estamos mais rodeados pelas coisasdo Senhor, não temos mais a influência de nossos pastores e irmãos devotos. Alguns Cristãos quando saem da casa alegram-se com a oportunidade de sair da prisão e viver a larga, no entanto Daniel e seus amigos não se sentiram dessa forma.
A antiga sabedoria judia fora-se e, a partir de agora seria a sabedoria do mundo, a sabedoria babilônica. Eles tinham que aprender a sabedoria e a língua deseus inimigos. O rei esperava que essa lavagem cerebral os tornassem melhores servos. Com frequência o povo de Deus tem que estudar, viver coisas que não condizem com a palavra do Senhor (trabalho, escola, faculdade, etc...) temos que fazer o nosso melhor, mas não podemos abandonar nossa fé.
V 6 e 7 – O mundo não gosta de reconhecer o nome do Senhor, embora os quatro jovens tivessem o nome de Deusno próprio nome. (Daniel: Deus é meu juiz – Beltessazar: bel proteja sua vida); (Hananias: Jeová é amor – Sadraque: servo do deus sin); (Misael: quem é igual a Deus? – Mesaque: quem é como aku?); (Azarias: Jeová ajuda – Abede-nego: servo do deus nabu). Os babilônicos tinham esperança que os novos nomes os ajudariam a esquecer o Deus deles e a se tornarem mais parecidos com o povo pagão com quemviviam e estudavam.
V 8 – Só que no caso de Daniel os babilônicos podiam mudar a casa, os livros escolares, o cardápio e o nome de Daniel, mas o caráter e seu coração... ele e seus amigos tinham o propósito no coração de obedecer a palavra do Senhor. E se recusaram a se conformar com este mundo (Rm 12. 1- 2).
Podiam ter arrumado vários tipos de desculpas e seguido a multidão. Poderiam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 21 Cap Tulo 17 Desligamento MOD 1
  • Daniel 1
  • Cap 1 E 2 1
  • Cap 1 Aula 1
  • Cap 1
  • Cap 1
  • Cap 1
  • Cap 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!