REDES SOCIAIS E SABEDORIA

Páginas: 3 (666 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
REDES SOCIAIS E SABEDORIA

Outro dia, estava ouvindo no rádio um programa a respeito do uso da Internet, e a pessoa entrevistada disse: ninguém vai me convencer a usar esses sites derelacionamento. Se eu quiser falar com minha irmã, por que eu o faria na frente de um computador? É melhor pegar o telefone e conversar com ela diretamente.

A relutância em abraçar novas tecnologias é quasenatural e não foi isso que capturou minha atenção. O que ficou na minha memória foi a contradição da última frase: É melhor pegar o telefone e falar com ela diretamente.

Imaginei essa pessoa dizendopara o Graham Bell em 1876, no dia que ele apresentava o telefone recém-inventado Por que telefone? É muito melhor ir à casa de minha irmã e conversar com ela ao vivo.

Da mesma forma que otelefone não substituiu a comunicação face-a-face, interação através de sites de relacionamento (social networking) na Internet apenas adiciona outra esfera de comunicação entre as pessoas. Esses sitespermitem comunicação rápida e conveniente, normalmente sobre assuntos triviais que não justificam o esforço exigido por outros métodos mais trabalhosos.

Facebook e Orkut são dois exemplos populares.Nos últimos anos, o Brasil se tornou o país com a maior proporção de usuários desses serviços no mundo. Então novos desenvolvimentos nessa área são de interesse do internauta brasileiro e o Brasil éimportante para qualquer inovação a respeito de social networking.

A Sabedoria das Multidões (The Wisdom of the Crowds, definido pelo autor James Surwiecki em 2004) é outro fenômeno associado àmídia de Internet, ainda pouco explorado. O conceito é que a agregação de informação entre um grupo de pessoas resulta em um conhecimento maior ou decisões melhores que qualquer membro do grupo seria capazde expressar individualmente.

Um exemplo concreto da Sabedoria das Multidões é o site de internet Wikipedia.

Wikipedia é uma enciclopédia virtual criada através de um projeto comunitário....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes sociais e redes de empresa
  • Redes sociais
  • Redes sociais
  • redes sociais
  • a rede social
  • a rede sociais
  • Redes Sociais
  • A Rede Social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!