A excitação ritmica do coração

Páginas: 2 (355 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A Excitação Rítmica do Coração

No coração há um sistema especializado que permite a geração de impulsos rítmicos que provocam a contração do miocárdio e para condução rápida desses impulsos portodo o coração.
O Nodo Sinusal
O nodo sinusal é uma pequena região achatada formada por fibras, e são responsáveis pela geração dos impulsos rítmicos do coração. Qualquer potencial de ação iniciadono nodo sinusal reflete diretamente nos átrios.
Ritcimidade Elétrica Automática das Fibras sinoatriais
Em condições normais o nodo sinusal controla a frequência de todo coração, pois no nodo sinusalhá fibras cardíacas que tem a capacidade de auto-excitação, ou seja, essas fibras podem causar descargas automática rítmica e contração.
Mecanismos da ritmicidade do nodo sinusal (SA)
O músculocardíaco possui três diferentes tipos de canais iônicos, que desempenham funções importantes nas variações do potencial de ação, são eles: canais rápidos de sódio; canais lentos de cálcio-sódio e canaisde potássio. O funcionamento desses canais promove o potencial de ação.

Vias Internodais e Transmissão do impulso Cardíaco pelos Átrios
As fibras do nodo sinusal se fundem com as fibras muscularesatriais, desse modo o potencial de ação gerado no nodo sinusal se difundem através dessas fibras e se propagam em toda através de toda musculatura dos átrios e eventualmente atinge o nodo AV.
NodoAV e o Retardo na Condução do Impulso dos Átrios para os Ventrículos
O sistema de condução está organizado de maneira que o impulso não se propaga rápido entre átrios e ventrículos. Entre átrios eventrículos há o nodo Atrioventricular (AV), esse nodo AV causa um retardo no impulso, esse retardo fornece tempo para átrios esvaziarem o excesso de sangue nos ventrículos.
Transmissão no Sistema dePurkinje
São fibras relativamente grandes que transmitem potencial de ação muito rápido, essa rapidez na condução permite a transmissão quase imediata do impulso cardíaco por todo o ventrículo. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • excitação rítmica do coração
  • a excitação ritmica do coracao
  • Ritmica
  • Coraçao
  • O coração
  • coracao
  • Excitação Cardiaca
  • Coração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!