A Evolu O Da Rea De Recursos Humanos No Mundo Contempor Neo Finalizado

1349 palavras 6 páginas
A EVOLUÇÃO DA ÁREA DE R.H. NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

1º fase: Antes de 1930, fase denominada como contábil época em que não se havia uma regra unificada de capital x trabalho. Período este, em que o alicerce era as indústrias, porém nessa fase 80 % da população era concentrada no campo.
Em virtude deste fato, o poder de pressão vinda do proletariado era extremamente fraco e não se tinha uma legislação que organizasse as relações entre trabalho e capital, onde a função de Gestão de Pessoas não existia. Embora a pressão do poder do proletariado fosse bastante fraca, com a presença de funcionários europeus faziam com que houvesse movimentação por parte dos trabalhadores. Nas três primeiras décadas do século XX, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ocorreram 28 greves.
Durante todo este tempo, a preocupação se concentrava no controle de frequência e faltas, pagamentos, admissão e demissão de pessoal. 2º fase: de 1930 a 1950, conhecida como fase legal. Surge a preocupação com o aspecto legal. Getúlio Vargas assumiu o poder e criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Departamento Nacional de Trabalho. Em 1943, surge a CLT e a reformulação da Carteira Profissional.
Desde então surgiram os direitos dos trabalhadores, consequentemente preocupação das empresas e organização no geral em seguir as leis. Durante este período surge a Seção de Pessoas e o Chefe de Pessoal, profissional que era o responsável por acompanhar e manter os trabalhadores dentro das novas leis trabalhistas, preferencialmente um advogado.
É um período marcado pelo início da gestão burocrática e legalista de pessoas. Infelizmente, até os dias de hoje, para algumas organizações, Gestão de Pessoas tem como seu significado atender às exigências da lei.

3º fase: de 1950 a 1965, conhecida como fase tecnicista. Com o surgimento das multinacionais e, com muita força, as indústrias automobilísticas começam a implantar o modelo americano de Gestão de Pessoas. É feito então a criação do

Relacionados

  • As Relacoes Entre Inteligencia Emocional e Bem estar no Trabalho
    39677 palavras | 159 páginas