A etica helenista

Páginas: 2 (276 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A Ética Helenista
No período helenista, a grécia passou por turbulências políticas, decorrentes da conquista macedônia elevada a efeito por alexandre magno.Destacando-se dusdoutrinas: o hedonismo e o estoicismo.
Para os hedonistas, o bem encontra-se no prazer costuma-se dizer que a civilização contemporânea é hedonista dos prazeres sobre tudopeloconsumismo: ter uma bela casa, um carro possante, muitas roupas, boa comida, múltiplas experiências sexuais; e também pela incapacidade detolerar qualquer desconforto sejauma simples dor de cabeça ou enfrentamento de doenças e da morte. Para o epicuro devemos prévilegiar os prazeres espirituais, sobre tudo os que dizem respeito à amizade.
Naidade média, após a queda do império romano, que se esfacelou emInúmeros reinos bárbaros, a igreja católica surgiu como um elemento agregador das diferenças, ao difundir amesma fé cristã. A visão teocêntrica do mundo fez os valores religiosos impregnarem as concepções éticas, de modo que os eritérios do bem e do mal vinculvam-se a fé e dependiamda esperança da vida após a morte.
Na mesma época , zeno de citio, criou a ética estoica, que se contrapunha ao epicurismo no sentido de desprezar os prazeres em geral, porconsiderá-los fonte de muitos males. Para eles as paixões tinham de ser tinham de ser eliminadas pois causavam dor e sofrimento.
Na idade moderna, o pensamento humano passou pormudanças cruciais. As alterações sosiais e econômicas delinearam uma nova era de ascenção da burguesia, como o florescimento do comércio e do capitalismo.
Ao contrário doraconalismo cartesiano abraçou um empirismoradical, o que levou a assumir uma postura declaradamente ética. Para ele, são paixões que determinam a vontade, e não a razão.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ética helenista
  • helenistas
  • O período helenista
  • Judeus Helenistas
  • FIlosofias Helenistas
  • Filósofos helenistas
  • Da ética a ética
  • etica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!