A escola de vygotsky

Páginas: 4 (812 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2011
A ESCOLA DE VYGOTSKY

O psicólogo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há 70 anos, mas sua obra ainda está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil.
Aparte mais conhecida da extensa obra produzida por Vygotsky em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimentointelectual. Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ousociointeracionismo.
Os estudos de Vygotsky sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”,escreveu o psicólogo. Ele rejeitava as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carregava ao nascer as características que desenvolverá ao longo da vida, quanto as empiristas e comportamentais,que vêem o ser humano como um produto dês estímulos externos. Para Vygotsky, a formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade ao seu redor, ou seja, o homem modifica o ambientee o ambiente modifica o homem. Essa relação não é passível de muita generalização; o que interessa para a teoria de Vygotsky é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, achamada experiência pessoalmente significativa.
Segundo Vygotsy apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos, ou funções psicológicassuperiores, que diferenciam os humanos dos outros animais, só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. Uma criança nascecom as condições biológicas de falar, mas só desenvolverá a fala se aprender com os mais velhos.
Outro conceito de Vygotsky é a mediação. Segundo a teoria Vygotskiana, toda relação do indivíduo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Escola de Vygotsky
  • A escola de vygotsky
  • A Escola de Vygotsky
  • Vygotsky revista Nova Escola: Grandes Pensadores
  • Vygotsky
  • Vygotsky
  • VYGOTSKY
  • Vygotsky

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!