A educação no contexto histórico e atual

Páginas: 12 (2991 palavras) Publicado: 1 de março de 2013
CAMILLA SOUZA DE OLIVEIRA






















A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL

























FACULDADE ARAGUAIA

GOIÂNIA-2008


CAMILLA SOUZA DE OLIVEIRA

























A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO E ATUAL

Trabalho realizado parafins de avaliação parcial, na Disciplina de pesquisa prática pedagógica II, do curso de Pedagogia da Faculdade Araguaia, sob. Orientação do Profª. Ms. Rita Del Bianco.
















FACULDADE ARAGUAIA

GOIÂNIA-2008







INTRODUÇÃO




Acreditamos que o objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre o significado da escolae do professor como mediador da aprendizagem e as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do trabalho pedagógico.

Falar sobre educação não é simples, pois envolve várias concepções de professor, aluno, estrutura, sociedade e muito mais que faz parte do crescimento e desenvolvimento da escola. A desestruturação de um desses componentes pode comprometer todo desenvolvimento daescola, uma que o professores, estão vivendo uma crise no seu trabalho. Um desses fatos e perda da real função do professor e segundo o professor e sempre responsabilizado pelo fracasso escolar. Esse é o olhar que a sociedade tem do professor, mas não percebemos que muitas vezes o professor é desestimulado devido à falta de espaço, confiança, acompanhamento tornando-os desiludidos. Desilusões que sãotransmitidas aos alunos que por sua vez torna-se desinteressados e desiludidos pela escola, afetando o trabalho do professor e p desenvolvimento da escola. Refletir sobre as questões educacionais não é dispensar os dados científicos que podem trazer e fazer diferença, mas é preciso levar em consideração os fatos da vida cotidiana e a partir dela desenvolver o senso crítico dos alunos.


1-REFLEXÃO SOBRE A ESCOLA: ORIGEM HISTÓRICA E SEU PAPEL NO CONTEXTO SOCIAL

A educação no Brasil iniciou no período colonial, quando começa as primeiras relações entre estado e educação, por meio dos jesuítas que pregavam a fé religiosa, trazendo também a moral, costumes e valores europeus e junto os métodos pedagógicos. As escolas jesuítas eram regulamentadas pela Radio Studiorum que ensinavamcomo fazer, como ensinar, pensava somente na metodologia, não tinha abertura para maiores reflexões ou críticas. Os jesuítas ensinavam o dever de preserva, conserva os valores que até então era o principio de tudo, pois sem esses cuidados não haveria jeito dessa sociedade progredir. Privilegiava os exercícios da memória e o desenvolvimento do raciocínio, dedicando mais a formação do caráter doaluno.

Em 1756 os jesuítas são expulsos por Pombal que prevê uma nova organização comercial, que pensou em colocar a escola para servi ao estado. Esta pedagogia imposta por Pombal trouxe um retrocesso, pois introduziu professores leigos, sem preparação, mal pagos e não foi organizada uma regularização do ensino. Com isso a educação se reduziu a nada. Por volta de 1870 época da expansãocafeeira e da passagem para um modelo urbano-comercial-exportador, o Brasil entra no período de Iluminismo. Neste período a educação prevê a laicidade da educação assim como a gratuidade da escola primaria e também aprova a reforma de Benjamin Constant que sofre influência do Iluminismo. Mantém uma pedagogia tradicional e inspirou a criação da escola laica, universal e gratuita. (VEIGA,2005)Não se conseguia programar um sistema educacional no Brasil, foi quando surgiu a imprensa que passou a divulgar notícias os acontecimentos da época proporcionando uma maior discussão sobre as questões políticas entre a sociedade. Mas isso não fez com que a educação mudasse, somente permitiu que a população tivesse acesso aos fatos e acontecimentos da sociedade. Foi no período imperial com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação Infantil: mudanças de um contexto histórico e as atuais práticas pedagógicas;
  • A educação escolar no contexto atual
  • Educação no contexto histórico-filosófico
  • educação e seu contexto histórico
  • EJA Contexto historico e desafios atuais
  • Educação Física e seus contextos históricos
  • Educação no Contexto Histórico
  • análise da educação a distancia em seu contexto atual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!