A Economia Na Am Rica Portuguesa E O Brasil Holand S Cap Tulo 21 2

1415 palavras 6 páginas
A economia na América portuguesa e o Brasil Holandês capítulo 21..
A economia colonial
Os canaviais fizeram a riqueza de Pernambuco e de São Vicente e de outros territórios da colônia nos séculos XVI e XVII. Martin Afonso, em 1533, assumiu a Capitania se São Vicente e transformou-a em uma unidade produtiva, importando mudas de cana-de-açúcar da ilha de madeira e instalando o primeiro engenho na Vila de São Vicente, logo os engenhos multiplicaram-se pelo litoral brasileiro. Este plantio utilizava a mão de obra escrava. A agroindústria de açúcar articulava-se com a política mercantilista metropolitana. Já que traficavam escravos e mandavam pra metrópole a produção do açúcar. Isto contribuiu pra o fortalecimento de Portugal.
O açúcar e o doce sabor da riqueza
A implantação da plantação de açúcar envolve o alto preço que este tinha na Europa. A produção na América portuguesa foi organizada, principalmente no Nordeste, e sua produção destinava-se à exportação, exigindo extensas áreas de plantio usando a mão de obra escrava (plantation).
A produção de açúcar exigia grande quantidade de mão de obra escrava. Partindo das experiências das ilhas do Atlântico, optou-se pela mão de obra de escravos africanos, que se tornariam essenciais no êxito da atividade açucareira. Os investimentos eram altíssimos, assim muitos senhores engenho obtiveram empréstimos dos banqueiros flamengos, italianos e alemães.
Engenho de açúcar
Algumas fazendas canavieiras possuíam engenhos. O engenho, em geral, compreendia as plantações de cana, o equipamento para o beneficiamento, as construções, escravos, senzalas, gado, carros de transporte e casa grande, onde residia o senhor patriarcal, que exercia a suprema autoridade local. Destes engenhos saiam os açucares mascavo e semi-refinado e cachaça.
A moenda, a casa de caldeiras e a casa de purgar formavam a fábrica do açúcar e o engenho. Os fazendeiros que não possuíam engenho eram chamados de lavradores de cana.
No Brasil, produziam o açúcar

Relacionados

  • COMENTARIO HENDRIKSEN 1 E 2 TESSALONISSENSES COLOSSENSES E FILEMON 1
    214976 palavras | 860 páginas