A duplica o do canal do Panam res

1133 palavras 5 páginas
A duplicação do canal do Panamá
Por entre a floresta tropical da América Central localiza-se o principal atalho marítimo, o Canal do Panamá na República do Panamá. Está estrategicamente localizado entre os Oceanos Atlântico e Pacífico através do istmo do Panamá com 26 metros de altura e 83 km de extensão. Os navios eram obrigados a darem a volta pelo Cabo Horn percorrendo milhares de quilômetros, então procurando melhorar o transporte marítimo foi planejado em 1879 a criação de um canal através de um istmo que facilitasse a travessia de um oceano ao outro. A construção do Canal provou ser um grande desafio, a primeira tentativa na década de 1880 foi frustrada principalmente pelo fato da extrema complexidade natural. A sua criação só foi possível graças a outras obras que de certa forma, deram a base para a construção do Canal, entretanto mesmo após o projeto concluído há alguns problemas que surgiram com o decorrer do tempo, sendo o principal gargalo a fila de navios que surge na tentativa de atravessar um oceano à outro.
Mais de 2 bilhões de dólares por ano são gerados através do canal para o Panamá. Hoje, 100 anos após sua construção, o Panamá esta gastando 5 bilhões de dólares para torna-lo ainda maior. O projeto de expansão ira dobrar a capacidade do canal para mais de 400 milhões de toneladas por ano.
Atualmente os maiores navios que podem passar pelo Canal são chamados de Panamax que chegam a medir até trinta e dois metros de largura por até duzentos e noventa e quatro metros de comprimento e doze metros de calado, quando o projeto de ampliação acabar, será possível a travessia de navios ainda maiores, batizados de Post-Panamax, esses podem chegar a medir quarenta e nove metros de largura por trezentos e sessenta e seis metros de comprimento e quinze metros de calado. Os Post-Panamax permitem uma maior economia em escala, ao mesmo tempo, diminuem entre 7% e 17% os custos operacionais por contêiner, com isso a quantidade de carga do Atlântico ao Pacífico

Relacionados

  • Doenças de ruminantes e equinos
    143000 palavras | 572 páginas
  • As redes de atenção à saúde
    222467 palavras | 890 páginas
  • El dios en el cuerpo
    93719 palavras | 375 páginas
  • Nutrição
    243293 palavras | 974 páginas