A diversidade é a riqueza

Páginas: 3 (590 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
Durante as minhas últimas aulas de arteterapia tenho acompanhado uma série de pessoas muito diferentes de mim. Estou fascinado pela quantidade de opiniões e mundos diferentes e ao mesmo tempo tãopróximos.

Na turma eu sim que me pergunto o que estou fazendo lá, e lá mesmo eu encontro a resposta: buscando riqueza no conhecimento. Estou muito ciente de como encarei está pós graduação como umaferramenta de autoreflexão e com esta consegui iniciar uma série de pequenas mudanças de perspectivas de vida e do futuro.

Durante esta caminhada da pós-graduação percebi que tudo o que senti, vi ououvi serviu como uma forma de contribuição para ser a pessoa que sou hoje. Esta diversidade é concerteza uma concentração de riquezas culturais e principalmente individuais que nos faz admirarmos opróximo e ao mesmo tempo nos misturarmos com ele, pegando um pouco de suas melhores características e também construindo um novo eu que pode ser muito mais reconhecido em si mesmo.

Percebi que a melhorforma de contornar os problemas é abraçando a diversidade e encarando ela como a maior riqueza que temos. Observe uma floresta, ou o meio ambiente: quanto mais diverso for, mais rico será.

A nossasociedade também precisa criar esta visão. Começar a compreender as diferenças como uma riqueza e começar a pensar em como tudo isso pode ajudar a pessoa a viver melhor em termos de satisfação com avida. Isso também pode ser útil para o trabalho e qualquer relacionamento interpessoal.

Entender as diferenças das pessoas e começar a compreender o próximo como um indivíduo dentro de um meiodiferente do meu, me trouxe esta visão de que porquê não encaramos esta diversidade como uma riqueza e começamos a “explorar” o próximo.

Gosto muito do verbo explorar no sentido de “buscar riquezas” dopróximo. A única diferença é que as riquezas do próximo não podem ser violadas ou extraídas mas apenas admiradas e polidas.

O polimento da riqueza do próximo, dá-se puramente pela admiração e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Riqueza e diversidade
  • Riqueza e diversidade
  • Riqueza da diversidade Humana
  • Índices de diversidade; riqueza das espécies; abundância; dominância; equitabilidade.
  • Adam smith
  • ’O que ganhamos confundindo riqueza de espécies e equabilidade em um índice de diversidade’’
  • Riqueza
  • Riqueza

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!