A degradação do solo

Páginas: 4 (932 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
A degradação do solo

Pode-se dizer que os solos degradam de duas maneiras principais: de forma natural, como consequência da ação da natureza, e por interferência humana. No primeiro caso, oconhecimento técnico pode ajudar a evitar as consequências de desastres naturais, através de atitudes preventivas, além de alterar constituintes minerais dos solos por meio de corretivos agrícolas. Nosegundo, o conhecimento estabelece a importância da continuidade do uso dos solos como prioridade vital, de maneira saudável e sustentável, abandonando-se a ideia de uso predatório, típico do lucroimediato e inconsequente.

A degradação mais importante dos solos por ocorrência natural se dá por lavagem excessiva das camadas superficiais pela água de chuva, fenômeno denominado lixiviação, típico dasregiões tropicais do planeta. O transporte dos nutrientes dos solos por infiltração da água ou por erosão, diminui sua fertilidade, além de ocasionar outro fenômeno: a laterização.
A laterização é aoxidação dos solos pelo acúmulo de metais como o ferro e o alumínio, formando carapaças endurecidas, típicas de regiões tropicais do planeta, como a África e a América Latina. Importante ressaltarque esse fenômeno ocorre por associação entre água e calor, portanto, solos expostos à ação da água de chuva e raios solares são mais agredidos. Solos protegidos por cobertura vegetal sofrem menos aação da natureza.

Causas da degradação

As características do relevo também podem associar algumas formas de degradação. A topografia do relevo, quando inclinada, pode ser agente facilitador deprocessos erosivos, proporcionando maior velocidade das águas de enxurradas, fazendo surgir voçorocas e deslizamentos de terra nas encostas.
Porém, inegavelmente, as maiores agressões aos solos sãoprovocadas por ação humana.
Tanto nas zonas urbanas como rurais verifica-se grande falta de cuidado em relação aos impactos ambientais provocados pelo crescimento populacional e pelo desenvolvimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Degradação do solo
  • Degradação do Solo
  • Degradação dos solos
  • Degradação do solo
  • DEGRADAÇÃO DO SOLO
  • degradação do solo
  • degradaçao do solo
  • Degradação do Solo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!